CULTURA – Promovido pelo Projeto Cultural UNISANTOS, Workshop Orquestral 2019 termina com apresentação

Apresentação foi realizada no hall de entrada do Campus Dom Idílio José Soares

A repetição das notas musicais provenientes dos instrumentos de sopro e corda de cada integrante da orquestra foi um dos atrativos da apresentação final do Workshop Orquestral 2019, no último dia 8, no hall de entrada do Campus Dom Idílio José Soares. Promovida pelo Projeto Cultural UNISANTOS, a apresentação foi o terceiro encontro dos 45 músicos, entre estudantes de diferentes cursos da Universidade, membros da Orquestra Sinfônica Jovem UNISANTOS, alunos de Ensino Médio e amantes da música.

Sob a regência do maestro Beto Lopes, o grupo apresentou o seguinte programa: Sinfonia nº 94, de Joseph Haydn; Walzer No.2, de Dimitri Schostakowitsch; Adágio, de Alberto Nepomuceno; Ave Maria, de Vladimir Valilov; The Sacred Hour, de Albert William Ketelbey. Durante a peça Ave Maria, a regência ficou sob a responsabilidade de Vitor Gabriel, que é estudante do 4º semestre do curso de Música da instituição e foi um dos violinistas durante o restante da apresentação.

Ana Carolina Silva

INCENTIVO – Estudante do 4° semestre do curso Música, Ana Carolina Pinto Silva comentou que o Workshop Orquestral é uma ótima iniciativa e destacou inclusive que foi a sua participação em uma edição anterior que a estimulou a ingressar no curso de Música. “Antes de estudar na UNISANTOS, eu comecei a estudar violoncelo e participei do Workshop Cultural. Foi a minha primeira experiência orquestral. Achei muito incrível e foi de extrema importância para entrar nesta Universidade”, relatou.

Victor Luz

Do 6° semestre de Psicologia, Victor de Araújo Luz ressaltou que o evento foi uma ótima oportunidade de poder voltar a praticar o violino e estar em contato com a música. “Acabou me conectando novamente com a música. Eu estava parado por causa da graduação, fiz mobilidade acadêmica, nisso, acabei parando. Voltei justamente por um convite do maestro para o Workshop Orquestral e achei bem bacana”, declarou.

Victor dos Santos

Para Victor Abraão Veloso dos Santos, aluno do 9° ano do Ensino Fundamental do SESI 412, essa iniciativa da UNISANTOS é uma ótima oportunidade para os estudantes de outras instituições viverem a experiência de participar de uma orquestra. “Esse Workshop é algo muito bonito, mostra que eles estão abertos a pessoas de fora, que desejam mostrar o seu valor e ter uma noção de como funciona uma orquestra universitária”, explicou.

Gabrielle de Souza

Segundo Gabrielle Diniz Fernandes Santos de Souza, estudante do 2° ano do Ensino Médio da ETEC Aristóteles Ferreira, o diferencial do Workshop Orquestral da UNISANTOS é que ele oferece oportunidade aos jovens que desejam tocar em alguma orquestra. “É muito bom ver o Workshop dando essa oportunidade para os jovens em Santos, porque o ingresso em orquestras é bem mais difícil. É sempre bom ter essa base, por isso essa iniciativa é muito legal para nós”, concluiu.