CRIATIVIDADE – Estudantes de Gastronomia criam pratos coloridos, dispostos em espelho, durante atividade de “Garde Manger”

Criações são dispostas em espelho, na atividade final da disciplina de Garde Manger

Exaltando as cores e transformando seus pratos monocromáticos em um verdadeiro show gastronômico, os estudantes do 4º semestre do curso de Gastronomia colocaram em prática todos os seus conhecimentos em criações dispostas em espelho, na atividade final da disciplina de Garde Manger, no dia 18 de novembro, no Laboratório de Gastronomia e Nutrição da UNISANTOS.

Futuros chefs escolheram os ingredientes para criação de canapés doces e salgados

Parte fria da cozinha, o Garde Manger inspirou a criação de alimentos nas cores amarela, laranja, vermelha, verde e roxa. Sob a orientação da professora mestre Kelly Ferreira Piasentin e divididos em duplas, os futuros chefs escolheram os ingredientes para criação de canapés doces e salgados, além de cremes e sopas frias. “Desde o início do semestre eles tiveram de escolher um ingrediente base para constar na montagem do espelho monocromático de cada dupla. A partir disso, montaram as suas fichas técnicas, idealizaram os seus quatro tipos de canapés, sendo que pelo menos um tipo deveria ser doce. Além dessas etapas, cada dupla tinha como desafio apresentar uma escultura comestível na sua bancada”, explicou a docente da disciplina.

Atividade final foi realizada no Laboratório de Gastronomia e Nutrição

INSPIRAÇÃO- Desenvolvendo criações apenas na cor verde e tendo como inspiração principal o bonsai japonês, a estudante Fernanda Kelly Chaves de Andrade comentou que a atividade foi desafiadora devido às etapas ao longo do curso. Mas considera que todas as apresentações e criações saíram como era esperado. Ela ainda fez questão de destacar a importância desse trabalho final. “Essa atividade é muito boa para nós, porque lá fora será desafiadora.  Ter essa vivencia dentro da Universidade é muito importante”, disse.

Para Guilherme Chepkassoff de Lima Dias, o trabalho faz com que os alunos passem pela pressão real de uma cozinha profissional. Com criações de coloração laranja, que foram pensadas em até cinco dias, o estudante ressaltou a contribuição profissional que as atividades do curso trazem para o futuro profissional. “Devido à pandemia tivemos muitas atividades restritas, mas essa dos espelhos, que conta com um olhar técnico e profissional alto, faz com que todos nós possamos chegar no mercado com um novo olhar e mais preparados”, explicou.