CRIATIVIDADE – “Garota de Ipanema” vence concurso gastronômico promovido pelo curso de Gastronomia em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil

César, João Pedro, Gabriel e Olympia
Drink “Garota de Ipanema”

Uma infusão da casca do abacaxi, com espuma de coentro e uma granita da fruta completamente sem álcool. Essa foi a composição que atingiu notas máximas e fez com que o drink “Garota de Ipanema” fosse o grande vencedor do Concurso Gastronômico, promovido pelo curso de Gastronomia da UNISANTOS. Realizado, no último dia 15, ele teve como tema o Bicentenário da Independência do Brasil.  Elaborado pelos estudantes Cesar Barbieri, Gabriel Dias Picado, João Pedro Nascimento Andrade e Olympia Kibar, o drink será oferecido durante um dia de serviço no Restaurante-escola Estação Bistrô, mantido pela Universidade e pela Prefeitura Municipal de Santos.

Estudantes durante a preparação dos drinks

Destinado aos estudantes do 1º semestre do curso, o concurso contou com a participação de 32 alunos e fez parte do Trabalho Discente Efetivo (TDE), que envolveu as disciplinas de Bebidas e Coquetelaria, Habilidades Básicas na Cozinha, Hospitalidade e Serviços de Salão e História da Alimentação e Gastronomia. Desenvolvidas ao longo deste semestre, as criações foram avaliadas por um júri formado pelo proprietário do Rei do Café, Guilherme Mauri da Costa Rema Alves; pela a ceramista e proprietária do Atelier Morro do Bambu, Maria Angélica Amat Dias; e pelo consultor na área de bebidas e sócio da DeliHara Alimentos, André Antivilo.

Futuros chefs durante apresentação dos drinks

Coordenadora do curso de Gastronomia, a professora doutora Michele Leiko Uemura comentou que a ideia de transformar o trabalho em um concurso aconteceu devido à qualidade dos projetos apresentados anteriormente aos docentes. “Esse projeto é importante para eles entenderem a transversalidade das disciplinas, além de promover a criatividade”, destacou a docente que esteve envolvida na atividade ao lado do professor chef Anderson Santana e da professora mestre Kelly Ferreira Piasentin.

Jurados, docentes e os vencedores

CRIAÇÃO – Com uma proposta de elaborar um drink refrescante e destinado para todos os públicos, Cesar Barberi explicou que para chegar ao resultado final os futuros chefs estudaram toda história dos produtos nativos do Brasil e acabaram optando pela infusão da casca do abacaxi. “Ao longo desse processo nós também estudamos essa parte do reaproveitamento dos alimentos e pensamos na utilização da casca do abacaxi”, disse o estudante.

Criações dos estudantes

Segundo João Andrade, uma das ideias dos integrantes era de sair do óbvio e apostar em uma bebida que não fosse a caipirinha. Ele ainda ressaltou que a conquista traz uma confiança para que os participantes continuem arriscando em futuras criações. “Acredito que esse prêmio faz com que a gente continue tendo novas ideias, porque de certa forma nós escolhemos um caminho completamente diferente neste trabalho”.

Para Olympia Kibar, a atividade irá preparar os alunos para o futuro, além de agregar ainda mais experiência. “Aqui você trabalha em grupo e mesmo com ideias diferentes conseguimos nos respeitar e chegar numa solução. Isso sem dúvida é muito bom para nossa profissão”, destacou uma das criadoras do drink.

Além do melhor drink do concurso, foram desenvolvidas as seguintes bebidas: Caifazes; Brazuca 200; Brisa do Atlântico; Caipiflora; Ipiranga; José Bonifácio e Caipirinha Fernão de Noronha.