CRIAÇÕES – Estudantes de Gastronomia participam do concurso Caça Talentos Original Co.

Estudantes que participaram do concurso, jurados e docentes dos cursos de Gastronomia, Nutrição e do Laboratório de Soluções Organizacionais

Elaborada pelos estudantes do curso de Gastronomia, Adriano Ribeiro da Fonseca, Bárbara Gabrielle do Bem, Beatriz Matias dos Santos, Felipe Castilho, João Pedro Alves, Luana Lima Figueiredo, Raphael Soares Rodrigues e Renan Pedroso Teixeira, a receita “Pão de Parmesão com Cheesy Crispy Burguer” foi a grande vencedora do concurso “Caça Talentos Original Co”. Realizada pela UNISANTOS em parceria com o restaurante Original Co. Burger & Steak, no último dia 2, a atividade reuniu mais de 30 competidores.

Atividade foi realizada no Laboratório de Gastronomia e Nutrição

A parceria para a promoção do evento surgiu por meio do Laboratório de Soluções Organizacionais da UNISANTOS (LABSON) e envolveu os cursos de Gastronomia, Nutrição, Publicidade e Propaganda e Ciências Econômicas. As cinco receitas classificadas foram avaliadas por um júri formado por chefs da região: José Monteiro Leite Júnior (Restaurante-escola Estação Bistrô), Peterson Higa (sushiman do Restaurante Okumura), Vinicius Ferreira e Vitor Ladaga de Araújo (Cafeteria Revo Coffe Co), Daniel Leite, Daniel Maggi (proprietário) e Luis Gustavo Campos da  Original, além da ceramista e proprietária do Atelier Morro do Bambu, Maria Angélica Amat Dias, e a editora do caderno Boa Mesa e AT Revista, a jornalista e chef Fernanda Lopes.

Grupo responsável pela criação da receita vencedora

PROFISSIONALISMO- Proprietário da Original Co, Daniel Maggi comentou que a procura pela Universidade para a realização deste concurso foi em virtude do profissionalismo e da mão de obra qualificada que alinha o mercado com a academia. Ele ainda ressaltou que essa experiência é importante para os estudantes porque possibilita um conhecimento maior do mercado de trabalho. “Eu escolhi a UNISANTOS porque ela conta com o melhor curso de Gastronomia da Baixada Santista”, finalizou o Maggi, que também é egresso do curso.

Com o objetivo de trabalhar a interdisciplinaridade, a coordenadora do curso de Gastronomia, Michele Leiko Uemura, comentou que essas atividades são sempre importantes para os futuros chefs, pois faz com que eles tenham uma experiência de mercado. “Essa atividade faz com que os estudantes não fiquem só dentro da Universidade. Ela proporciona também uma certa vivencia de mercado”.

Pão de Parmesão com Cheesy Crispy Burguer

CRIAÇÃO- Do grupo vencedor, que recebeu um vale de R$ 400, 00 para ser consumido no estabelecimento, Adriano Ribeiro da Fonseca disse que a criação do lanche teve como objetivo atingir o gosto do público, além de ser algo que venderia facilmente. “Pensamos em algo que fosse fácil vender e que agradaria o público. Chegar a esse resultado e com o público gostando é muito legal”.

Acreditando que essa vitória poderá abrir portas, a estudante Luana Lima Figueiredo explicou que para chegar ao resultado final o grupo conversou com pessoas de outras áreas e também realizou uma série de testes até atingir o ponto desejado. “Fizemos dois meses de teste e chegar a esse resultado é muito legal porque tivemos que criar, compor, pesquisar e desenvolver tudo do zero”.

Além da receita vencedora, foram desenvolvidas as seguintes receitas: Pão Italiano de Castanha do Brasil com Hot Pepper; Pão de Tomate Seco com Veggie Jack; Pão de Batata doce com Blend (Surf and Turf) e Brioche de Café com Hambúrguer de Bacon a Vida.