COVID-19- Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva participa de webinar sobre ciência

Pesquisadora Carolina Barbieri mediou o evento

“Da Ciência de Pasteur à Ciência de Hoje: Pesquisa, Desenvolvimento e Sociedade” foi o nome do webinar realizado ontem (13) que reuniu pesquisadores da USP, Fiocruz, Instituto Butantan e UNISANTOS. O evento, que integrou a série de debates “Ideias #emcasacomosesc”, teve como objetivo debater a ciência brasileira e suas ações frente às questões relacionadas à pandemia de Covid-19.

Coordenadora da Liga de Saúde Materno Infantil da UNISANTOS e uma das responsáveis pelo estudo “Análise espacial da cobertura vacinal de crianças e sua relação com características socioeconômicas e de saúde no Brasil”, a professora doutora Carolina Luísa Alves Barbieri foi a mediadora do evento.  Ela destacou a importância do debate e disse que o conhecimento científico ganha ainda mais relevância com esses eventos. “Poder trocar informações com pesquisadores que vêm atuando nesse cenário é muito importante, porque o conhecimento científico ganha ainda mais relevância quando ele é compartilhado”, disse a   docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva, e dos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem e Nutrição da UNISANTOS.

Responsável por coordenar a equipe que detectou o genoma do Coronavírus em menos de 48 horas, a doutora em Imunologia Ester Cerdeira Sabino, do Instituto de Medicina Tropical da USP, falou do cenário das epidemias mundiais e o quanto essa pandemia fez com que as pessoas observassem as questões que vêm acontecendo no mundo. Segundo a cientista, é preciso discutir e estar preparado em todos os níveis, para que dessa forma a ciência possa responder ao cenário atual dessa pandemia e das próximas que estão por vir.

Doutora em Saúde Pública, a pesquisadora da Fiocruz, Isabela Soares Santos, declarou que a ciência precisa chegar ao público e não ficar apenas nos centros de estudos. “Só um país com investimentos em ciência que chegará com sucesso nos resultados”. Para o doutor em Infectologia Ricardo Palacios Gomes, diretor médico de Pesquisa Clínica do Instituto Butantan, o pensamento tecnológico e a ciência podem estar relacionados a uma vida melhor no futuro. Ele ressaltou que durante esta pandemia o foco não pode estar na disputa política, mas sim na população mais afetada. “Infelizmente essas emergências afetam as pessoas mais desfavorecidas e o investimento estratégico na ciência talvez seja o melhor caminho”.

Acesse o evento promovido pelo Sesc São Paulo pelo Youtube. Clique AQUI.