Coordenador da Editora Leopoldianum é o novo diretor de comunicação da ABEU

Coordenador da Editora Universitária Leopoldianum, o professor mestre Marcelo Luciano Martins Di Renzo acaba de assumir a Diretoria de Comunicação da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) para o biênio 2011-2013. A eleição aconteceu na Assembléia Geral Ordinária da XXIV Reunião Anual da ABEU, no último dia 26, em Maceió. Há dois anos participando como colaborador, o professor assume o cargo, oficialmente, na Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro, em setembro.

No âmbito pessoal e profissional, o professor vê o seu papel de diretor de comunicação como um grande desafio. “É uma associação de porte nacional, importante, e faz parte dos grandes grupos que discutem o livro no Brasil”.

O professor considera que esse cargo é também um reconhecimento para a UNISANTOS. “Este é um destaque muito grande, já que a Universidade participou da fundação da ABEU. Mostra que a instituição tem vocação para participar de movimentos sociais e que estimula seus professores e funcionários a se envolver com essas ações”. Ele ressalta que de todos os cargos da nova diretoria, apenas três foram entregues a universidades particulares.

Uma das principais metas da nova gestão da Associação Brasileira de Editoras Universitárias é inserir a associação nas políticas do livro. “Em um momento impactante do livro no Brasil, onde grupos de comunicação da Europa e dos Estados Unidos estão ocupando espaço no País, onde estão se desenvolvendo bibliotecas virtuais e está havendo uma mudança nos suportes, como os IPAD’s, nós vamos buscar uma maior participação nos eventos e fóruns de leitura”.

Outro foco da ABEU será a divulgação nacional e internacional dos trabalhos realizados pela associação. “Vamos investir mais no site, na revista, em um programa de marketing e também estimular as universidades para utilizar mais as suas editoras como um canal de difusão de conhecimento. As universidades têm que não só formar alunos, mas junto com eles descobrir outros conhecimentos e divulgar isso através de livros e revistas”.

Em março, o professor Marcelo foi eleito membro do Conselho Consultivo da Câmara Brasileira do Livro.