COOPERAÇÃO – UNISANTOS e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo assinam convênio para gestão e gerenciamento de resíduos sólidos

Celebração de convênio ocorreu durante a tradicional Semana Jurídica da Faculdade de Direito

Como parte da programação da 67ª Semana Jurídica da Faculdade de Direito e na data em que a Sociedade Visconde de São Leopoldo comemorou 69 anos de criação (28 de agosto), a UNISANTOS e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, do Governo do Estado de São Paulo, celebraram Protocolo e Intenções para o desenvolvimento de cooperação técnica em gestão e gerenciamento de resíduos sólidos. Com isso, a Universidade protagoniza mais um trabalho importante para implantação de políticas de resíduos sólidos por meio atividades técnicas e educativas que envolvem cursos, estudos, diagnósticos, programas de capacitação e educação ambiental, com vistas à melhoria da gestão e gerenciamento de resíduos sólidos no Estado de São Paulo.

Secretário Marcos Rodrigues Penido

Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, o engenheiro Marcos Rodrigues Penido ressaltou a importância da parceria com a UNISANTOS e exaltou o trabalho que a Universidade vem realizando ao longo dos anos. Lembrou o grande desafio na gestão frente à questão dos resíduos sólidos, mas considera que com o conhecimento que a UNISANTOS possui o Governo fará frente ao desafio com exatidão. “Essa é uma oportunidade única para nós. Entendemos que esse desafio da gestão dos resíduos sólidos traz muitas responsabilidades. Ter a Universidade ao nosso lado para juntos somarmos força na nossa trincheira é uma satisfação, um prazer enorme”, disse o secretário.

Reitor da UNISANTOS, o professor mestre Marcos Medina Leite agradeceu a confiança depositada pela Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Lembrou que essa é uma temática muito importante para a Universidade, tanto que o meio ambiente é um eixo transversal na formação em todos os cursos da instituição. “O que diz respeito à gestão responsável, dentro de uma política séria como pretende e se esforça o Estado de São Paulo, tem toda a nossa cooperação”, disse o reitor. Ele ainda ressaltou a alegria do momento da assinatura por conta do aniversário da Sociedade Visconde de São Leopoldo, o que marca o início da história da UNISANTOS.

WEBINAR – Após a celebração do Protocolo de Intenções foi realizado o webinar “10 anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS”, com Ivan Mello,  membro do Grupo Gestor do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS);  José Valverde Machado Filho, coordenador Executivo do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS), mestre em Direito Ambiental Internacional pela UNISANTOS; e o  professor doutor Flávio de Miranda Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito e da Faculdade de Direito.