Convênio entre UNISANTOS e Receita Federal oferece novo serviço à comunidade

convenio-assinatura
Durante a assinatura, o delegado Francisco Serrano e o reitor Marcos Medina

A partir do próximo ano, a UNISANTOS inaugura mais um serviço de extensão à comunidade. Trata-se do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), fruto de parceria com a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Santos. O acordo de cooperação técnica foi assinado, ontem, na Reitoria da instituição, em ato com a presença de professores e pesquisadores dos cursos de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Administração.

Assinado pelo reitor, professor mestre Marcos Medina Leite, e pelo delegado da Receita Federal do Brasil em Santos, Francisco Carlos Serrano, o acordo prevê a qualificação do aluno por meio de uma vivência prática, com capacitações, treinamentos e visitas técnicas à Receita Federal; e a orientação contábil e fiscal dos estudantes a pessoas físicas de baixa renda, assim como microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos.

convenio-reuniao
Coordenadores, docentes e pesquisadores participaram do ato de assinatura do convênio

Com 150 iniciativas no País, o NAF na UNISANTOS vem atender os menos favorecidos que muitas vezes não têm acesso a profissionais da área contábil. Segundo o delegado Francisco Serrano, isso irá contribuir muito para que a população mais carente tenha acesso a diferentes serviços, inclusive a atividades mais complexas.

EDUCAÇÃO FISCAL – Delegado adjunto da Receita Federal do Brasil em Santos, Christiano Rocha Pinheiro disse que o NAF vem a partir de um conceito de educação fiscal, que vem sendo trabalhado por vários países da América do Sul e América Central. Além da importância para a comunidade, destacou ainda que o aluno da UNISANTOS terá um ganho no aprendizado que irá significar muito para a formação do seu currículo. “Esse é um diferencial para o curso. Com amplo leque de atividades”.

Para o reitor, professor mestre Marcos Medina Leite, o NAF vem ao encontro da missão da Universidade e soma-se aos serviços oferecidos pela instituição, que é a única com perfil comunitário na região, ou seja, pública não-estatal. Lembrou a história da UNISANTOS, nestes 65 anos de caminhada, que inclui desde o início o ensino, a pesquisa e a extensão. Destacou que a prestação de serviços é característica da instituição e lembrou que uma das iniciativas que estão no âmbito do NAF, como o atendimento à população para elaboração da Declaração de Imposto de Renda, já é realizada há 9 anos pela UNISANTOS.