CONCURSO GASTRONÔMICO  – Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Vicente ressalta importância de parcerias com a UNISANTOS

Secretária Juliana Santana

Em parceria com a UNISANTOS, um concurso gastronômico deve eleger o “prato da cidade” de São Vicente. O primeiro passo foi dado no ano passado quando os estudantes de Gastronomia criaram oito receitas de pratos principais e entradas, a partir de um projeto interdisciplinar que envolveu pesquisa sobre os hábitos alimentares dos vicentinos. Ontem (11), a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Vicente, Juliana Santana, esteve reunida com dirigentes da Universidade e destacou a importância da parceria. “Muito importante contar com a parceria da UNISANTOS. O nome da instituição traz muita credibilidade”.

 

A secretária lembrou da apresentação dos pratos e enfatizou o trabalho da coordenadora do curso de Gastronomia, a professora doutora Michele Leiko Uemura, que mobilizou os estudantes durante um semestre para realizar uma pesquisa sobre os hábitos alimentares dos vicentinos.  “Foi uma grata surpresa quando chegamos para avaliar pratos principais e de entrada, maravilhosos. Destaquei o nível altíssimo dos pratos, com muita qualidade e baseados na história. Estamos ofertando um produto muito concreto, que vem cheio dessa tradição que a cidade traz, em formato de prato”, disse.

 

E-BOOK – O sucesso dos pratos já resultou em um primeiro movimento que foi a elaboração de um e-book (clique AQUI) com as oito receitas que contam com itens caiçaras, como peixes, frutos de mar, banana, palmito e mandioca. No concurso será o escolhido o prato  da cidade, mas a secretária afirmou que os demais  poderão ser incluídos no cardápio dos restaurantes. Vamos construir juntos esse concurso, inclusive já conversamos com alguns chefes de cozinha de São Vicente para que eles possam estar envolvidos”.

 

Projetos dos estudantes serão expostos no Paço Municipal

ARQUITETURA – Juliana Santana também comentou sobre outra iniciativa com a UNISANTOS que já está rendendo bons frutos. Trata-se de um projeto urbano e paisagístico, que foi desenvolvido em 30 dias pelos estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo, para o entorno da Lagoa Irmã Maria Dolores, no Quarentenário, em São Vicente.  A ação, que resultou em 16 projetos de 122 estudantes, fez parte do Trabalho de Graduação Integrado (TGI).

 

Os projetos foram apresentados no atelier da UNISANTOS e, em breve, estarão em uma escola na comunidade local e depois em exposição no Paço Municipal para que todos possam conhecer. “Saíram projetos incríveis. Os estudantes seguiram muito as orientações sobre o custo porque dependemos de captação de recursos para realização. Esse foi o primeiro de uma série que envolve a parceria com a UNISANTOS”, enfatizou.

 

PORTO DAS NAUS – A secretária Juliana ressaltou a importância dos trabalhos com a UNISANTOS por conta de todo o conhecimento técnico, acadêmico e científico que a instituição possui. Neste sentido, lembrou que no mês de janeiro deste ano a Universidade possibilitou a vinda do arqueólogo Marcos Albuquerque, coordenador do Laboratório de Arqueologia do Departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco, ao Porto das Naus. Pelas observações e análises do especialista, tudo indica que ali era um antigo trapiche alfandegário, o primeiro do Brasil. “Agora estamos pensando o local de outra maneira, o que envolve resgate e recuperação. Já enviamos ofício ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Essa parceria com a UNISANTOS é fundamental para que possamos conseguir realizar todos esses sonhos e de uma forma muito mais qualificada”, disse Juliana.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!