Concurso define melhores pratos com Carne Mecanicamente Separada

O Concurso Gastron&ocirc,mico com Carne Mecanicamente Separada (CMS) de Pescado, realizado no último dia 24, no Laboratório de Nutrição e Gastronomia da UNISANTOS, definiu os 10 pratos que terão as receitas disponibilizadas durante o V Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (SIMCOPE), e posteriormente serão publicadas em um livro.

O vencedor da disputa foi o aluno do 1&ordm, semestre do curso de Gastronomia, Willians Koji, que preparou o prato Bolinhos Fritos com CMS. A segunda colocação foi obtida pela dupla formada por Priscila Gouveia e Ricardo Vieira, também alunos do 1&ordm, semestre. Eles apresentaram a receita Peixe com Crosta e Carpaccio de Banana Flambada. Já o terceiro lugar foi concedido aos alunos do 3&ordm, semestre Brunno Corrêa e Edison Lanzoti, que criaram o prato Due de Poissn Calmar & Beneditine.

Disputado entre os alunos do 1&ordm, e do 3&ordm, semestre do curso de Gastronomia, o concurso foi destaque por conta da criatividade dos alunos. A jurada Fernanda Lopes, graduada em Jornalismo e Gastronomia pela UNISANTOS e atual editora do caderno Boa Mesa do jornal A Tribuna, ressaltou a criatividade e a técnica empregadas nas receitas. “A criatividade foi muito grande e a apresentação dos pratos foi ótima. Além disso, houve a fusão de várias técnicas”, explicou.

Também jurada do concurso, a pesquisadora científica da Unidade Laboratorial de Referência em Tecnologia do Pescado do Instituto de Pesca de Santos, Cristiane Rodrigues Pinheiro Paiva, destacou a capacidade de criação das equipes, principalmente a abordagem de diferentes cozinhas. “O interessante é que não são só pratos goumert, têm preparações mais simples que podem aumentar o nível de consumo do CMS”, salientou.

O júri do evento foi composto pelos seguintes profissionais: a editora do caderno Boa Mesa do jornal A Tribuna, Fernanda Lopes, o chef do restaurante Guaiaó, André Ahn, a pesquisadora do Instituto de Pesca de Santos, Cristiane Rodrigues Pinheiro Paiva, o chef do restaurante Santos Sabores, Zeca Santos, a nutricionista e coordenadora do Programa Mesa Brasil SESC Santos, Fabíola Freire, o chef do restaurante Okumura, Peterson Higa, o chef do restaurante Estação Bistr&ocirc,, Roque Júnior, além da representante da UNISANTOS, Maria Rita de Cássia Rebelo Nastasi.

SIMCOPE

Promovido entre os dias 19 e 21 de junho, por meio de uma parceria entre a UNISANTOS e o Centro do Pescado Marinho do Instituto de Pesca de Santos, o V Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (SIMCOPE), coordenado pelo Laboratório de Tecnologia do Pescado do Instituto de Pesca, abordará aspectos relacionados à disponibilidade, acesso e inocuidade do pescado e seu aproveitamento integral. As palestras e discussões programadas estão relacionadas a três eixos temáticos: inovação tecnológica, segurança alimentar e políticas públicas. Outras informações podem ser encontradas no site www.simcope.com.br