COMPORTAMENTO – Na vida pessoal ou nos negócios, ações empreendedoras contribuem para enfrentar novos desafios

Diferente do que muitos pensam, empreender não está relacionado apenas a abrir um novo negócio, ser um empresário. Empreendedorismo está relacionado a ter uma visão sistêmica, ou seja, ver o todo e analisar situações de uma maneira mais ampla e conectada, para assim realizar tarefas e colocar ideias em execução de uma maneira mais criativa, efetiva e resiliente. Em meio a pandemia de Covid-19, quando todos estão tendo que se adaptar, e em um mundo cada vez mais globalizado, onde as transformações acontecem de maneira mais veloz a cada momento, a capacidade empreendedora tem se tornado uma habilidade muito importante para enfrentar e se adaptar aos novos desafios.

 

Professor Elias Haddad

Coordenador dos cursos da área de negócios da UNISANTOS, o professor Elias Salim Haddad Filho, mestre em Gestão de Negócios, explica que empreender é permitir-se a realizar algo diferente diante de um problema. Por essa razão, o docente comenta que atitudes empreendedoras podem refletir positivamente nas atividades corporativas e até mesmo na vida pessoal. “É plenamente possível levar o empreendedorismo para além dos negócios. No ambiente coorporativo, as empresas valorizam muito aquele funcionário que sabe se antecipar e colocar em prática as ideias”, argumenta.

 

Para ele, as características fundamentais para um bom empreendedor são: persistência e resiliência diante das dificuldades e frustrações; criatividade e flexibilidade, exercendo uma liderança carismática com todos à volta; capacidade de equilibrar o sonho com a realidade; além do otimismo e conhecimento sobre o que quer realizar. Para aqueles que pensam em transformar ideias em ações, o professor explica que para colocar em pratica é necessário ter conhecimento de gestão.

 

Às pessoas que desejam se aprofundar no tema do empreendedorismo, o professor indica duas obras com foco em startup, pois “a startup traz toda a agilidade de processos para implementação”, comenta. Os livros “A startup enxuta” e “O estilo startup”, ambos escritos por Eric Ries, são as dicas do docente.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!