CNPq abre inscrições para o XXV Prêmio Jovem Cientista

Estão abertas, até 31 de agosto, as inscrições para o XXV Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Dividida nas categorias Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio, Graduado e Mérito Institucional, além de Menção Honrosa ao Pesquisador Doutor, a edição deste ano trabalha com a temática “Cidades Sustentáveis”, com o objetivo de estimular soluções para a sustentabilidade das cidades brasileiras envolvendo pessoas com diferentes tipos de formação.

Para as categorias Graduados e Estudante do Ensino Superior, o tema dos trabalhos deve estar relacionado a uma das seguintes linhas de pesquisa: Vulnerabilidade, risco e mudanças climáticas nas cidades, Urbanização, ambiente e gestão das águas urbanas, Produção do espaço urbano e apropriação da natureza relacionada com a questão do solo/água/ventos, dos recursos energéticos, Políticas urbana, ambiental e de saúde relacionadas com a questão do lixo, resíduos, tratamento de água e reciclagem de materiais, Planejamento urbano, gestão e conflitos ambientais, Agricultura urbana e cidade sustentável, Implicações socioambientais da legislação urbana, Paisagem urbana e arquitetura sustentável, e Cidades em fronteiras transnacionais e gestão ambiental.

Os vencedores receberão premiação em dinheiro, além de laptops e concessão de bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Os interessados em participar do Prêmio podem fazer a inscrição pela internet ou pelos Correios. O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.jovemcientista.cnpq.br.

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a General Electric do Brasil (GE).