CNBB Regional SUL 1 – UNISANTOS tem protagonismo em curso de formação de lideranças no Estado de São Paulo para atuação socioambiental

Representando a UNISANTOS, o pró-reitor de Pastoral, padre Cláudio Scherer, participou da mesa de abertura

Propiciar a formação de lideranças no Estado de São Paulo para atuação socioambiental, tendo a “água” como tema gerador e oportunizar à abordagem nas sub-regiões, dioceses, paróquias e movimentos eclesiais. Este é o objetivo do curso de extensão interuniversidades, fruto do projeto “Água: fonte de Vida”, elaborado a partir dos objetivos da encíclica Laudato Si’. Iniciado no último sábado (20), a UNISANTOS tem o protagonismo institucional, pois foi responsável pela construção da metodologia de formação, criação do ambiente virtual, divulgação e articulação com as instituições de ensino superior católicas.

Pró-reitor de Pastoral, o professor mestre, padre Cláudio Scherer da Silva, e o diretor do Centro de Ciências Exatas, Arquitetura e Engenharia, professor doutor Cleber Ferrão Corrêa, participaram da cerimônia de abertura do curso, em São Paulo, que teve transmissão pelo canal do Youtube da CNBB – Regional Sul 1.

ARTICULAÇÃO – O início da articulação para realização do curso ocorreu a partir de documento elaborado pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, órgão da Santa Sé. Sensibilizada, a Pastoral da Ecologia Integral entrou em contato com a UNISANTOS e empreendeu uma ação articuladora para formação de agentes pastorais em todas as dioceses do Estado. Assim surgiu um convênio entre a UNISANTOS e a CNBB – Regional Sul 1, que se tornou modelo de adesão para demais instituições do País.

Coordenadora da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de São Paulo, a professora doutora Isis Morimoto fez a palestra de abertura “Educação Ambiental e a Transição para Sociedades Sustentáveis”

Da Pastoral da Ecologia Integral, o professor doutor Luciano Rodolfo de Moura Machado lembra da importante contribuição do professor Cleber Ferrão para elaboração do projeto “Água: fonte de Vida”e do ‘documento convite’ dirigido às universidades católicas do Estado de São Paulo. “Assim, a adesão da UNISANTOS ocorreu de forma natural, integrando formalmente o projeto por meio de um Termo de Convênio junto ao Regional Sul 1 da CNBB, com forte incentivo do professor Marcos Medina [reitor], que também é coordenador da ANEC (Associação Nacional da Educação Católica) no Estado de São Paulo”, destaca.

EXPECTATIVA – Para Luciano Machado, a expectativa é que as lideranças possam multiplicar o trabalho, propondo a formação de novas lideranças em seus territórios, respeitando as características socioambientais locais das bacias hidrográficas que as integram.  Ele explica que os aspecto que mais se destaca no curso talvez seja “a abordagem de uma ecologia integral, não focada apenas nos aspectos físicos do ambiente, mas a relação destes com as questões sociais e culturais. Iremos trabalhar também a dimensão da espiritualidade e do diálogo ecumênico e inter-religioso. Ou seja, a abordagem do humano em sua integralidade e sua relação com o todo é um diferencial neste processo formativo”, enfatiza.

Professor Cléber Ferrão também representou a UNISANTOS durante a abertura

O CURSO – Com 70 horas, divididas em encontros formativos e horas de estudo e pesquisa, o curso promoverá a reflexão sobre a realidade socioambiental das bacias hidrográficas que compõem as unidades hidrográficas de gerenciamento de recursos hídricos do Estado de São Paulo. Também possibilitará às comunidades o conhecimento da “Encíclica Laudato Si’”, do documento “Aqua fons vitae”, do “Tratado de Educação Ambiental para as Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global” e dos “Planos de Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo”, para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento e o empoderamento comunitário.

Elaborado a partir de uma visão que considera o tema água para a compreensão da ecologia integral, presente na Laudato Si’, o curso aborda temas como espiritualidade ecológica, diálogo ecumênico e inter-religioso, questões socioambientais atuais e as sociedades sustentáveis, educação ambiental e as bacias hidrográficas. Fazem parte do corpo docente, o professor doutor Cleber Ferrão e o professor mestre Francisco Emílio Surian, coordenador do curso Teologia para Leigos da UNISANTOS.

Participaram da concepção do curso, além da UNISANTOS, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), o Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO), o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), Faculdade João Paulo II (FAJOPA), a PUC Campinas.