CIÊNCIA – UNISANTOS entrega novo Laboratório de Projetos e Circuitos Integrados Analógicos e Digitais, em espaço ampliado e com mais equipamentos e software exclusivo

No auditório, dirigentes ressaltaram a importância do laboratório para o desenvolvimento de pesquisas

Um novo espaço ampliado, com mais equipamentos e a licença do software Cadence, um dos melhores do mundo para projetos de circuitos integrados.  Este é o novo Laboratório de Projetos e Circuitos Integrados Analógicos e Digitais, entregue no último dia 26. Os investimentos foram conhecidos por pesquisadores, docentes e estudantes, durante cerimônia de apresentação.

 

Coordenador do Laboratório, o professor doutor Luiz Carlos Moreira disse que com a nova infraestrutura será possível desenvolver novos projetos de circuitos integrados, o que irá beneficiar o País, uma vez que há falta de projetistas de circuitos integrados no mundo. “Esse software tem capacidade de fazer circuitos integrados avançados. Ele faz uso do conceito “sem fábrica”, ou seja, não é preciso ter uma fábrica para a produção. Basta projetar e enviar a um consórcio que se encarrega de produzir”, destacou.

 

Laboratório está localizado no Centro de Pesquisa e Tecnologia, no Campus Dom Idílio José Soares

Atualmente, estão sendo desenvolvidos dois projetos, um de circuito ultra wideband, para transmissão de dados; e um de circuito digital analog converter, para aplicação em tomografia elétrica por impedância. O laboratório conta com estudantes do curso de Ciência da Computação, de iniciação científica do ensino médio, além de mestrandos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

 

PARCERIA – Do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP, o professor doutor Wilhelmus Adrianus Maria Van Noije participou do evento, de forma remota, e disse que a entrega do novo laboratório é um passo importante para a formação de recursos humanos na área de microeletrônica na região e no País. “A microeletrônica tem lugar de destaque no mundo atual, principalmente no universo das tecnologias de informação e comunicação. Esse novo espaço irá contribuir muito para gerar mais conhecimento e abrir oportunidade de emprego mais qualificado, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região e em nível nacional”, enfatizou.

 

Estudantes de mestrado no ITA, Vitor Kuribara e Valter Oliveira desenvolvem pesquisas no laboratório

AGRADECIMENTOS – Coordenadora do curso de Ciência da Computação, a professora mestre Cláudia Maria Sodero Salles agradeceu a presença de todos e reconheceu o trabalho do professor Luiz Carlos Moreira, ao longo dos anos, no incentivo à pesquisa e estímulo à participação de alunos na produção científica. Diretor do Centro de Ciências Exatas, Arquitetura e Engenharia, o professor doutor Cléber Ferrão Corrêa ressaltou a importância dos novos investimentos para os estudantes, para a instituição e para o desenvolvimento da região e do País.

 

O reitor, professor mestre Marcos Medina Leite também agradeceu e exaltou o empenho do professor Luiz Carlos Moreira. Lembrou que as novas instalações são fruto de um trabalho que envolveu várias equipes técnicas e administrativas.

 

Estudante de Computação, Marcelo Berger Gil
Da ETEC, professor Marcelo Florêncio

Da ETEC Aristóteles Ferreira, o professor mestre Marcelo Florêncio prestigiou a entrega do novo espaço e foi citado pelo reitor, como o grande incentivador dos alunos que buscam prosseguir nos estudos na UNISANTOS. Há mais de 10 anos, ele tem indicado estudantes para o Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci). “Sempre incentivo para que os estudantes prossigam além do ensino médio. Ter a oportunidade de vir para a UNISANTOS e dar continuidade aos estudos é muito importante. É uma mudança de patamar. Depois de fazer iniciação científica, muitos continuam, fazem graduação na UNISANTOS e seguem para o mestrado”, disse.

 

Novos estudantes da iniciação científica estão animados com o novo laboratório

ESTUDANTES – Do 3º semestre de Ciência da Computação, Marcelo Berger Gil já está no Laboratório desde o início do ano passado, como bolsista de Iniciação Científica, sob a orientação do professor Luiz Carlos Moreira. Ele desenvolve o circuito eletrônico Conversor digital-analógico, que envolve sistema sonoro, de radares e médico. O objetivo é fazer um menor, mais barato e superior em eficiência.

 

Terceiro à esquerda, Luiz Carlos Moreira com estudantes e egressos que utilizam o laboratório

Marcelo Gil foi premiado pela UNISANTOS com o melhor Trabalho de Conclusão de Curso da ETEC e conquistou bolsa integral para cursar a graduação. “Ganhamos o prêmio de melhor TCC e achamos que tínhamos um conhecimento bem razoável de eletrônica. Quando chegamos aqui, descobrimos a microeletrônica e percebemos que temos muito que aprender. Devo tudo ao professor Moreira, e ao professor Florêncio, que me orientou para vir para cá. Sou muito grato”, afirmou.

 

Egresso do curso de Ciência da Computação, Vitor Oliveira Kuribara é um exemplo da formação viabilizada pela UNISANTOS. Durante a graduação, ele fez iniciação científica e estágio no Laboratório de Projetos e Circuitos Integrados Analógicos e Digitais. No último semestre do curso, iniciou no programa de mestrado do ITA e desenvolve o seu projeto com o auxílio do professor Luiz Carlos Moreira e da infraestrutura da instituição. “Quero agradecer a UNISANTOS por investir neste novo espaço. Temos aqui um dos melhores sistemas do mundo para desenvolver pesquisas”, disse.

 

Também no mestrado do ITA, Valter Silva Oliveira foi aluno de iniciação científica, no ensino técnico, do professor Luiz Carlos Moreira. Apesar de fazer graduação em outra instituição, ele continua no Laboratório, agora com a pesquisa para o mestrado. “Estamos desenvolvendo no laboratório tanto a parte do estudo quanto da implementação de um tomógrafo de impedância elétrica. Esse espaço é muito importante”, destacou.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!