CIÊNCIA – Ipeci premia projetos de pesquisa de estudantes que integram os programas de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Premiação foi realizada no último dia 27

Avaliados por uma comissão julgadora, pesquisas de estudantes que integram o Programa de Educação Científica da UNISANTOS foram premiadas, no dia 27 de novembro, durante a solenidade de encerramento da XV Jornada de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico.  Vencendo os desafios impostos pela pandemia de covid-19, o evento, entre os dias 24 e 26, contou com a apresentação de 83 pesquisas desenvolvidas ao longo do ano.

Promovido pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), o evento premiou os três melhores trabalhos das seguintes áreas de conhecimento:

Ciências da Saúde e Biológicas – “Perfil Reprodutivo de Gestantes/Puérperas em uma Maternidade Estadual do Município de Santos/SP”, de Amanda Rodrigues Pereira, do curso de Enfermagem, sob orientação da professora mestre Joice Maria Pacheco Antonio Fernandes.

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – “A Aquisição da Estrutura e Processos Fonológicos do Português Brasileiro, de Bruno Vinicius Fernandes Perlamagna, do curso de Tradução e Interpretação, sob a orientação da professora doutora Graziela Pigatto Bohn.

Pesquisa de Bruno Vinicius Perlamagna, do curso de Tradução e Interpretação, foi uma das premiadas

Ciências Exatas, Engenharias e Arquitetura – “Transformações na Legislação Urbanística a partir do Plano Diretor de Santos de 2018”, de Gabriela Soares Santos, do curso de Arquitetura e Urbanismo, sob a orientação da professora doutora Clarissa Duarte de Castro Souza.

DESTAQUES – Além dos melhores trabalhos também foram premiadas as seguintes pesquisas. Da área de Ciências da Saúde e Biológicas: “Perfil das Gestantes de Alto Risco do Munícipio de Praia Grande”, da estudante de Enfermagem, Mayara Teixeira Vanderlei Silva, sob a orientação do professor mestre Moisés Felipe Pereira Gomes de Luna; “O Consumo de Material Digital Humorístico por meio da Internet como forma de minimização da Ansiedade em Jovens”, de Mariane Nascimento Reis, do curso de Psicologia, sob a orientação da professora doutra Thalita Lacerda Nobre.

Da área de “Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”: “Fake News e Jornalismo: Os Impactos e a Mudança na Rotina da Produção de Conteúdo da Notícia pelos Profissionais de Imprensa”, da estudante do curso de Jornalismo Beatriz da Silva Araújo, sob a orientação da professora mestre Lidiane do Nascimento Diniz Fernandes Santos de Souza; “ODS 5 e Santos: Subsídios para uma Política de Prevenção a Casamentos Prematuros”, de Catarina Almeida Muniz, do curso de Direito, sob a orientação do professor doutor Fernando Cardozo Fernandes Rei.

Na área de Ciências Exatas, Engenharias e Arquitetura: “Geoprocessamento Aplicado ao Estudo da Cobertura Vacinal de Febre Amarela nos Municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista para o ano de 2017”, de Nickolas de Abreu Tiepelmann Roxa, do curso de Engenharia Ambiental, sob a orientação do professor mestre Jhonnes Alberto Vaz; e “Arquitetura como Máquina”, da estudante de Arquitetura e Urbanismo, Stefanie Camargo Pacífico, sob orientação da professora doutora Ana Elena Salvi.

professor doutor Sérgio Olavo Pinto da Costa

HOMENAGEM- Durante a premiação, o ex-diretor do Ipeci, o professor doutor Sérgio Olavo Pinto da Costa, foi homenageado virtualmente pelos seus 51 anos de atuação no campo da pesquisa científica, e pelos seus 90 anos de idade. Emocionado pela honraria, o pesquisador, que já recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico, fez questão de agradecer todo carinho da Universidade e de engrandecer o trabalho do Ipeci. “Agradeço todos que continuam lutando pela pesquisa na UNISANTOS. Eu só coloquei a semente e vocês continuam semeando na instituição e produzindo ciência de boa qualidade no Brasil”, disse o doutor Sérgio Olavo.