CIÊNCIA – Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas promove conferências livres, preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Estudantes de diferentes cursos participaram do debate preparatório para conferência nacional
Professor Mateus Pirani fez a palestra de abertura

“IA e as Novas Relações Sociais: Marco Regulatório”. Este foi o tema da primeira conferência livre realizada, na última quinta-feira (29), pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas da UNISANTOS (Ipeci), preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece entre 4 e 6 de junho, em Brasília. O objetivo é contribuir, por meio da diversidade de temas, com a socialização dos estudos e pesquisas para promover um amplo debate, elaborar estratégias e ações por parte da comunidade científica, visando o sucesso do evento nacional promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Professora Adriana Florentino organizou a programação

Coordenada pela diretora do Ipeci, professora doutora Adriana Florentino de Souza, a primeira conferência livre contou com a palestra do professor doutor Mateus Catallani Pirani, docente da Faculdade de Direito e membro do Grupo de Pesquisa Direito e Políticas Espaciais da UNISANTOS. O mediador foi o professor doutor Daniel Freire e Almeida, docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNISANTOS e líder do mesmo grupo de pesquisa.

Professor Daniel Freire promoveu o debate

Com foco no marco regulatório da IA, o professor Mateus Pirani falou sobre a regulamentação que busca “equilibrar a promoção da inovação e o desenvolvimento tecnológico com a proteção dos direitos individuais e sociais dos cidadãos”. Ele evidenciou os novos conceitos decorrentes de uma vertente doutrinária, como: onipresença digital, infosfera simbiótica, hiperpersonalização, e novas vulnerabilidades digitais. “É preciso compreender que mais uma vez o ser humano é convidado a experimentar experimentar um ambiente em que ele não é o único ser pensante. Somos parte de um ecossistema que também dividimos com outras inteligências, as artificiais”, destacou.

AGENDA – As próximas conferências promovidas pelo Ipeci ocorrerão nos dias 11 de março, com o tema “Aquecimento Global e Efeitos na Saúde”, e 18 de abril, com o tema “Mulheres na ciência: avanços e desafios no Brasil”, a partir das 17 horas, no Campus Dom Idílio José Soares (Avenida Conselheiro Nébias, 300).