CHEFS – Egressos de Gastronomia comemoram a classificação do Madê entre os 100 melhores do Brasil

Juliana Alves
Leonardo Lima

Egressos do curso de Gastronomia da UNISANTOS, Juliana Bello Alves e Leonardo Moreira Ventura de Lima comemoram o fato do Restaurante Madê Cozinha Autoral estar entre os 100 melhores do Brasil da Revista Exame.  Há dois anos no estabelecimento, eles acreditam que esse reconhecimento é um sinal de que fizeram a escolha certa em relação à formação.

O ranking foi feito a partir da avaliação de um júri composto por 72 críticos e influenciadores da gastronomia brasileira. Do chef Dario Costa, vencedor do Mestre do Sabor e terceiro colocado no MasterChef, o restaurante aposta na cozinha autoral.

Para Juliana Alves, que está no Madê há dois anos, e este é o seu primeiro emprego, o resultado é muito gratificante porque trata-se de um reconhecimento do trabalho de toda a equipe. Única confeiteira do restaurante, ela é responsável pelo preparado de todas as sobremesas e de alguns itens das entradas e pratos principais. “Acredito que sempre tentar nos superar é o maior desafio dessa área. Estar sempre inovando, tentar provar que algumas combinações que possam parecer estranhas ficam muito boas juntas. É estar sempre com a criatividade a mil”, diz.

Sobre a formação, Juliana afirma que o curso de Gastronomia da UNISANTOS proporcionou toda a base para conseguir trabalhar em uma cozinha profissional. “Além de técnicas e conhecimentos aprofundado, o curso me ensinou que toda a adrenalina e correria que sempre ocorrem em uma cozinha é uma sensação extremamente boa”. Em suas recordações estão as aulas práticas em que cada dia um aluno atuava como chef no comando da cozinha, o que proporcionou muita experiência, além das “aulas de confeitaria que estão no meu coração”, destaca.

CARREIRA – Para Leonardo Moreira Ventura de Lima, o resultado do ranking é muito gratificante. Há dois anos no Madê, ele é responsável por uma praça que possui muitas demandas, aonde administra a josper (churrasqueira fechada), a parrilha (churrasqueira aberta) e o forno a lenha, de onde são produzidos a maioria dos pratos que mais movimentam o restaurante. “Me sinto muito honrado e orgulhoso. Para mim isso é um sinal que fiz um bom curso, que valeu muito a pena. Sinal que estou fazendo um bom trabalho. Para a minha carreira essa conquista é muito importante”, ressalta.

Leonardo Lima também está há dois anos no Madê, mas já foi chef em restaurante de cozinha asiática, e trabalhou em restaurante de cozinha havaiana e em hamburgueria. “Os dias na cozinha não são iguais. Cada dia uma novidade. Sempre temos que nos adaptar ao cliente, se reiventando para melhor servir. Imprevistos sempre podem acontecer, mas sempre damos o melhor”.

Em relação à formação no curso de Gastronomia da UNISANTOS, Leonardo ressalta a qualidade do corpo docente e as oportunidades que teve de participar de eventos, o que possibilitou a realização de muito network. “Desde o início do curso fui muito bem recebido pela coordenadora, a professora Michele, de quem recebi muito incentivo, e pelos estudantes. Tenho muitas recordações das aulas de práticas avançadas, onde em cada dia um aluno era o chef . Parecia um reality show, com uma caixa surpresa e a gente tinha que reproduzir o prato naquele momento”, diz.