CHEFS – Curso de Gastronomia reúne profissionais da Inglaterra, Portugal e Brasil em encontro com estudantes

Evento internacional reuniu estudantes, docentes e chefs

O encontro virtual “Desafios X Oportunidades” promovido pelo curso de Gastronomia, no último dia 17, marcou uma nova etapa das atividades ao reunir três chefs de diferentes gerações que estão muito distantes geograficamente. Em tempos de pandemia, a inovação por meio da tecnologia permitiu que durante as aulas os estudantes pudessem conhecer as experiências dos profissionais Jeroen Van Den Bos, Ettore Mello e Pedro Henrique Lima Amendola, que têm passagens por restaurantes conceituados com a tradicional estrela “Michelin”.  A repercussão positiva foi decisiva para que um novo encontro, dessa vez aberto ao público em geral, ocorra nos próximos meses.

O evento fez parte do cronograma de atividades das disciplinas de Hospitalidade, Serviço de Salão, Eventos, Planejamento de Cardápios e Tecnologia e Inovação na Gastronomia, ministradas pelos professores chef Anderson Santana, mestre Kelly Ferreira Piasentin, e pela coordenadora do curso, doutora Michele Leiko Uemura. Participaram ainda os chefs Júnior Monteiro, do Restaurante-escola Estação Bistrô, da UNISANTOS, e Márcio Okumura, dos restaurantes Okumura e Sítio 17.

Jeroen Van Den Bos está em Portugal

EXPERIÊNCIA – Com mais de 20 anos de experiência na área e de atuação em diversos países da Europa, Brasil, Argentina e Estados Unidos, o holandês Jeroen Van Den Bos comentou com os futuros chefs sobre as diversas oportunidades que o curso proporciona para os estudantes e da paciência necessária para percorrer esse longo caminho até chegar ao cargo mais alto de uma cozinha. Atuando como gerente geral de seis hotéis 6 estrelas, em Portugal, e prestando consultorias nesses tempos de pandemia, o chef ainda passou algumas dicas para os participantes. “Você precisa estar bem atualizado na plataforma do LinkedIn e fazer bons contatos.  Além disso, uma vez na vida o profissional precisa ter a oportunidade de trabalhar no exterior e intercalar experiências como dentro de um hotel e de uma cozinha profissional”.

Ettore Mello está na Inglaterra

PRATA DA CASA – Egresso dos cursos de Administração e Gastronomia da UNISANTOS, Ettore Mello ressaltou que a cozinha é um constante aprendizado que vai desde o lavador de pratos até os técnicos. Com passagens por grandes restaurantes como Maní Manioca e Dom, em São Paulo, o chef que atualmente trabalha na Inglaterra declarou que apesar dos desafios que todos irão enfrentar ao longo da carreira, a experiência e a satisfação são enriquecedoras. “O curso é importante durante a sua preparação, assim como as técnicas que você aprende, porém, para ser um chef, é preciso buscar cada vez mais conhecimento”.

Pedro Amendola atua em restaurante em São Paulo

Formado no curso de Gastronomia, em 2018, Pedro Amendola fez questão de agradecer o convite para o encontro e disse um pouco mais sobre os desafios enfrentados pelos profissionais da cozinha durante essa pandemia. O ex-subchef do restaurante com uma estrela Michelin, Evvai, em São Paulo, e que atualmente integra a equipe da cozinha do Corrutela, também fez questão de passar a seguinte mensagem para os estudantes. “Aproveitem todas as oportunidades que a Universidade oferece e tenha vontade, porque a cozinha é isso. Com esforço e empenho as oportunidades aparecem com o tempo”, finalizou.

SUCESSO – Responsável por mediar o evento, a coordenadora do curso, a professora Michele Uemura, destacou a importância desses encontros para os alunos e ainda ressaltou que os estudantes precisam estar preparados e atualizados para lidar com o mercado de trabalho altamente competitivo e os desafios até chegar à carreira de chef. Sobre o encontro, ressaltou: “Inovar significa transformar desafios em oportunidades. Muito, provavelmente, se não fosse a pandemia esse encontro, que durou 3 horas, não seria possível por conta das distâncias geográficas e pelo leque de atividades dos chefs”.

Durante e depois da atividade, muitos estudantes se manifestaram pelas mídias sociais: “muito show”; “foi muito bom ouvir. Me motivou demais”; “Obrigado professora, enriquecedor”; “Eu amei de verdade e deu vontade de comprar uma passagem de avião e bater na porta de algum restaurante francês pedindo para cozinhar”; “essas aulas estão sendo como combustível para mim. Show demais”.