CF 2024 – “Diálogos Teológicos” discute a importância de saber escutar para um convívio em harmonia

Tema da campanha da Fraternidade foi a inspiração para o primeiro “Ponto de Encontro: Diálogos Teológicos”

“Saber escutar” como ponto de partida para o conhecimento do outro, para o diálogo e para a experiência da empatia. Essa foi a reflexão dos estudantes durante o primeiro “Ponto de Encontro: Diálogos Teológicos”, realizado na segunda-feira (4). Com a proposta de discutir o tema da Campanha da Fraternidade 2024, “Direito à convivência e amizade Social”, o evento foi promovido pelo Instituto de Teologia São José de Anchieta, da UNISANTOS.

O tema da campanha foi abordado pelo egresso do curso de Psicologia e do curso de Formação em Teologia para Leigos, João Humberto Vieira. Ele disse que os cursos contribuíram para o autoconhecimento e o conhecimento do outro, com quem precisa conviver diariamente. “Não é fácil a gente conviver pacificamente com pessoas que pensam diferente, que têm uma fé diferente, que têm valores culturais diferentes. É uma aprendizagem muito difícil. Mas é fundamental para uma vida de paz tanto na família quanto no trabalho ou na comunidade. Se a gente não aprende a conviver com o diferente, às vezes, os conflitos se tornam quase impossíveis de serem administrados. E isso requer aprender a ter empatia, a se colocar no lugar do outro para, conhecendo a história de vida do outro, entender por que se encontra em tal situação ou por que reage de tal forma”, explicou.