Cerimônia de formatura da primeira turma do Parfor é marcada pelo reconhecimento

parfor2
Mesa reuniu coordenadores e homenageados
parfor3
Formandas das três turmas durante cerimônia

Marcada pela emoção e o reconhecimento, a formatura da primeira turma de alunos de Pedagogia, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), realizada no último dia 8, reuniu mais de 250 pessoas no Campus Boqueirão. Formandos, familiares e professores participaram de uma cerimônia histórica para a UNISANTOS, que está entre o seleto grupo de instituições escolhidas pelo MEC para capacitar profissionais da educação que não têm a primeira Licenciatura.

Presidida pelo pró-reitor de Pastoral, professor padre Cláudio Scherer da Silva, a cerimônia contou com discursos dos formandos das três turmas; entrega dos certificados; apresentação musical na Língua Brasileira de Sinais (Libras), preparado por um grupo de alunas; e homenagens aos professores.  Diretor do Centro de Ciências da Educação e Comunicação, o professor mestre Fábio Cardoso Maimone fez um discurso emocionado ao lembrar da trajetória dos alunos e do trabalho institucional para a inserção no programa governamental. Ressaltou que a formação deve ser verticalizada, portanto não termina nesta etapa, e enfatizou que a função da UNISANTOS é cuidar e educar, o que está em seu DNA, afinal conta com o Parfor, o Programa de Bolsas de Iniciação à Vida Acadêmica e o Observatório da Educação.

A mesa foi composta, ainda, pela coordenadora do curso de Pedagogia, professora mestre Marly Saba Moreira; pelo patrono da turma, professor mestre Paulo Fernando Campbell Franco; pelo paraninfo, professor mestre Ricardo Costa Galvanese; e pelas  homenageadas, professora doutora Denise D’Áurea Tardelli, e professoras Rosemary Aqueen de Moraes e Rosana Aparecida Ferreira Pontes.

parfor-Maria-Aparecida-e-Debora
Débora Cristina e Maria Aparecida

Mudança – Do município de Guarujá, Maria Aparecida Lopes Pacheco e Débora Cristina Germano das Chagas Somogyi atuam em creches e dizem que a formação representa uma mudança significativa para o crescimento profissional. “Foi muito gratificante. Tenho um novo olhar em relação à minha prática”, disse Maria Aparecida. Mãe e avó, Débora contou que teve que conciliar os estudos e a família, mas foi recompensada. “Esse curso mudou a minha vida, me sinto mais valorizada, mais culta, mais preparada”.

“Tinha Magistério, mas só percebi agora, depois do curso, o quanto a teoria me faltava. Trabalhava com as crianças há sete anos, em uma creche em Praia Grande, mas não tinha a noção que tenho hoje. Melhorei muito a minha prática. O curso me fortaleceu”, destacou Irismar Bezerra de Sousa.

parfor
Irismar Bezerra e Renata Karolina

Concurso – Aprovada recentemente, em 17º lugar, em um concurso da Prefeitura de Praia Grande, Renata Karolina Toledano, que atua há 10 anos na recreação em uma creche, disse que o curso foi muito enriquecedor. Ela contou que não tinha muita vontade de fazer Pedagogia, mas quando conheceu os professores e o conteúdo que seria trabalhado, ficou encantada, o que a estimulou a querer mais. “Não tinha um terço do que agora a Universidade me ofereceu”.

parfor-Marli
Marli Pereira

Sonho – Marli Pereira, que foi entrevista pelo Jornal A Tribuna, no primeiro dia de aula, em 2010, estava emocionada e disse que o seu sonho se concretizou. Há quatro anos, declarou a sua expectativa e realização por iniciar no programa. Atuando como atendente de educação, no Jardim Samambaia, em Praia Grande, fez questão de enfatizar: “Agora sou graduada e pretendo prestar concurso. Antes, ficava insegura, agora não. Agradeço isso aos professores, em especial à coordenado do curso, a professora Marly Saba, que sempre nos apoiou, e ao MEC que proporcionou esta oportunidade.