PATRIMÔNIO – Estudante de Arquitetura e Urbanismo tem projeto selecionado por Programa de Ação Cultural de SP

Letícia Passareli Verde durante elaboração do projeto no Museu de Arte Sacra

Com a maior nota (9,8 pontos), o projeto “Postais Culturais”, da estudante do 8º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS, Letícia Passarelli Verde, foi aprovado pelo Programa de Ação Cultural (PROAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado de São Paulo.  Com o objetivo de valorizar o Centro de Santos e fazer com que as pessoas percebam a beleza e relevância de suas edificações, a sua proposta ficou à frente de mais de 150 projetos.

Na categoria “Produção de Exposições de Artes Visuais”, o projeto prevê uma exposição de 40 aquarelas que retratam igrejas, museus e outros equipamentos, além de oficina para ensinar a técnica de pintura. Ela deve receber R$48.450,00 para viabilizar as diferentes etapas. Para elaboração da proposta, ela contou com apoio do Museu de Arte Sacra, local que faz estágio e que integra o Projeto Cultural UNISANTOS.  Outra contribuição citada foi a experiência adquirida no Programa de Educação Científica para a Graduação, no Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas da UNISANTOS.

Letícia ainda ressalta a importância do curso de Arquitetura e Urbanismo para a sua conquista, destacando que todas as disciplinas foram fundamentais para a aquisição do conhecimento.  “O curso trouxe uma maturidade teórica e profissional que foram importantes na hora de projetar toda essa ideia. Tudo que eu aprendi serviu para chegar nesse resultado”.

EXPOSIÇÃO- A futura arquiteta acredita que entre julho e setembro de 2020 o seu projeto finalmente estará exposto. Ela explica que no primeiro momento o trabalho ficará no Museu de Arte Sacra de Santos para em seguida se tornar itinerante. “A ideia é que ela se torne itinerante e passe pelos campi Boqueirão e Dom Idílio da UNISANTOS”.

TCC- Letícia diz que a partir dessa conquista, a ideia de relacionar esse projeto com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) se tornou viável. “Como é algo recente, estou com algumas ideias para estruturar melhor. Além disso, também penso em utilizar a aquarela como uma metodologia ou representação gráfica no TCC”, finaliza.