Cartilha sobre área contaminada é utilizada na Campanha da Fraternidade

Márcia Prol e a professora Lourdes Martins

Elaborada pelo Grupo de Avaliação de Exposição e Risco Ambiental, do Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva da UNISANTOS, a cartilha “Morando em área contaminada e Cuidando da Saúde” foi entregue para os organizadores da campanha da fraternidade 2016 na Diocese de Santos. Com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade”, a quarta edição da campanha ecumênica chama a atenção para a questão do saneamento básico no Brasil e a sua importância para garantir qualidade de vida para todos.

A coordenadora diocesana da Campanha da Fraternidade, Márcia Tavares dos Santos Prol, recebeu as cartilhas, no último dia 26, das mãos da professora doutora Lourdes Conceição Martins, uma das responsáveis pela publicação. Segundo ela, o material vai ao encontro do trabalho que está sendo realizado pela Diocese de Santos nas comunidades da região e será divulgado no encontro que acontece em Itaici, no próximo dia 23. “Soubemos desse trabalho tão importante realizado pela Universidade que veio ao encontro do que queríamos. A cartilha ajuda na divulgação de como as pessoas devem proceder em caso de contaminação, os saúde-ambiental-3cuidados com as fontes de água. Queremos multiplicar, por isso vamos distribuí-la a coordenadores de paróquias em Guarujá e Cubatão, conforme a orientação dos pesquisadores da UNISANTOS”.

CARTILHA – Com o objetivo de alertar à população sobre áreas contaminadas, a cartilha, lançada em 15 de fevereiro deste ano, apresenta os vários tipos de contaminantes e o que eles podem provocar à saúde. Com uma linguagem direta, ela vem com ilustrações e é totalmente colorida. Cada assunto é abordado a partir de uma questão que trata de área contaminada, agente tóxico, vias de exposição e o papel dos órgãos ambientais e de saúde.

A publicação tem a coordenação dos professores doutores Alfésio Luís Ferreira Braga, Lourdes Conceição Martins e Luiz Alberto Amador Pereira, e da coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP e da Câmara Técnica de Saúde Pública, a engenheira Roseane M. Garcia Lopes de Souza.   Com selo da Editora Universitária Leopoldianum, tem o planejamento gráfico do publicitário Elcio Prado e ilustrações da publicitária Maria Fernanda Goes do Nascimento.