Campanha Coleta Seletiva mobiliza alunos, professores e funcionários

Despertar a atenção do aluno para preservação do meio ambiente, contribuir para a redução do volume de resíduo reciclável que vai para o aterro sanitário e incentivar à cidadania fazem parte dos objetivos da Campanha Coleta Seletiva da UNISANTOS. Lançada no dia 21 de maio, em parceria com a cooperativa de catadores do Litoral Paulista, ligada à rede Cata Sampa, a campanha mobiliza alunos, funcionários e professores do Campus Dom Idílio José Soares.

Distribuídos pelos pátios, os coletores principais são divididos nas cores azul (lixo limpo), onde podem ser descartados papel , papelão, isopor, copo plástico (água, suco e refrigerante) e sacolas e embalagens plásticas, e preto (lixo comum), para sobras de alimentos, copo plástico (chá e café), lenço de papel, guardanapo, clipes e grampo, etiqueta adesiva e papel carbono.

Os setores administrativos e salas de aula possuem caixas de papelão. O serviço de limpeza faz a coleta diariamente e uma vez por semana, depois do material ficar acondicionado em um contêiner, os cooperados da rede Cata Sampa fazem o recolhimento.

Coordenador geral de onze cooperativas do litoral paulista, Rogério Viana diz que a parceria com a UNISANTOS é um grande passo que vai contribuir muito para melhoria da qualidade de vida dos “catadores”. Em Santos, atualmente, 30 famílias são beneficiadas diretamente pelo trabalho.

A ideia é que, em breve, o projeto possa ser estendido para os campi Boqueirão e Dom David Picão.