CALOUROS 2019 – Centenas de estudantes de diferentes cursos já estão na UNISANTOS participando do Programa de Iniciação à Vida Acadêmica (PIVA)

Iniciativa pioneira, o Programa de Iniciação à Vida Acadêmica (PIVA 2019) da UNISANTOS teve início no último dia 14, com a participação centenas de alunos interessados na preparação para uma nova etapa de estudos, rumo à construção da trajetória profissional. Com oficinas de Estudos, de Língua Portuguesa, Química, Matemática e Desenho Geométrico, entres outras, totalmente gratuitas, os novos alunos destacam a importância do projeto que promove integração, novos conhecimentos e muito aprendizado.

As atividades prosseguem até o dia 24 e conta ainda com oficinas voltadas para áreas específicas, além do Desafio Piva (atividade on line que testa conhecimento, criatividade, percepção, pesquisa e raciocínio lógico). Neste período, os estudantes também conhecem melhor o universo acadêmico e a dinâmica universitária.

Júlia Guimarães

Segundo Júlia Guimarães Santos, que optou pelo curso de Enfermagem, o PIVA é o momento ideal para fazer amizade antes do início das aulas. “Eu gosto muito de ajudar as pessoas e acho que a área da saúde é muito ampla para isso. A UNISANTOS é uma instituição muito boa, alguns familiares também estudaram aqui”. Calouro de Relações Internacionais, Matheus Moreira Matos disse que o PIVA é importante porque facilita para o processo de iniciação a uma nova fase da vida, sendo que para muitos é a transição da adolescência para a vida adulta no período de ingresso na Universidade. “Escolhi Relações Internacionais porque, na grade, aborda tudo que eu gosto. Tenho muitos amigos que fazem faculdade aqui. Não só RI, mas outros cursos também. Eles diziam que a Católica é muito boa e a biblioteca é gigante”.

Lucas Campos
Letícia      Pereira

“Escolhi Filosofia porque eu quero ser professor mesmo”, disse Lucas de Souza Campos que ressaltou a importância do PIVA para a integração entre os estudantes. “ Escolhi a UNISANTOS porque é a melhor da Baixada Santista. Minhas expectativas são muito altas. É um investimento muito bom, os professores são todos mestres e doutores e isso é muito importante para uma Universidade”.

Letícia da Silva Pereira optou pelo curso de Farmácia. Ela fez o técnico na área e tem o avô como inspiração, pois ele é farmacêutico. “Sempre quis seguir nesta área. Escolhi a UNISANTOS por ser a única na região a ter a identidade católica. São os mesmos princípios e valores que eu aprendi. O PIVA é uma forma de conhecer a Universidade. Estou muito ansiosa para as aulas”.