Caça Talentos estimula alunos a desenvolver projetos científicos

piezo
Autores apresentam simulador
slack
Slackline atraiu alunos

Promovida pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), a competição Caça Talentos, entre equipes de alunos dos cursos de Engenharia, movimentou os espaços comuns do Campus Dom Idílio José Soares, durante a III Semana de Ciência e Tecnologia da UNISANTOS. Com o tema Esporte e Tecnologia, os alunos desafiaram os limites com demonstrações de Slackline, Tirolesa e Piezoeletricidade, nos dias 22, 23, 24 e 25 de outubro.

A importância da tecnologia   e   da engenharia para desenvolver produtos e mecanismos seguros e eficientes para modalidades esportivas esteve presente durante as apresentações dos grupos. Eles prepararam banners para explicar o objetivo do estudo e esclarecer o público sobre as atividades. Quem desejou conhecer os trabalhos de pesquisa também foi convidado a testar os aparelhos.

Segundo o aluno do 4º semestre do curso de Engenharia Civil, Victor Bongiovani Munerato, do grupo que apresentou o slackline e a Tirolesa, o objetivo foi mostrar o quanto a engenharia está presente no esporte. Com isso, o trabalho apresentou as tecnologias que foram desenvolvidas para criar os produtos, além dos conceitos de física para explicar a tensão elástica, no   caso   da   fita utilizada para andar e fazer manobras (slackline), muito comum nas praias do Rio de Janeiro.

Com o objetivo de propor um projeto autossustentável, os alunos Fábio Ravenna, do 2º semestre de Engenharia Civil, e Juliana Nóbrega, do 2º semestre de Engenharia de Produção, apresentaram a Piezoeletricidade, uma forma de produzir energia elétrica quando há o efeito de uma pressão mecânica. Com um simulador (placa), eles mostraram como é possível, através dos pés, gerar energia de uma forma sustentável. A ideia é que o projeto possa ser implantado nos estádios, antes da Copa do Mundo de 2014.

A competição teve o objetivo de estimular o surgimento de projetos que possam integrar o Programa Caça Talentos do Ipeci, desenvolvido para introduzir o aluno no universo da ciência e da pesquisa.