Bolsistas de Iniciação à Docência, estudantes dos cursos de Licenciatura iniciam novos projetos em escolas da região

Estudantes dos cursos de Licenciatura participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Uma nova turma com 96 estudantes dos cursos de Licenciatura em Filosofia, História, Letras, Música e Pedagogia vivenciarão a realidade de escolas públicas da região por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Capes/MEC. Acompanhados de docentes da UNISANTOS e professores supervisores das escolas onde os estudantes vão estagiar, que também são contemplados com bolsas capes/MEC, eles participaram da reunião inaugural dos novos projetos, no último dia 11, no Campus Dom Idílio José Soares.

Divididos em quatro subgrupos, estudantes discutiram atuação nas escolas

No total, 11 escolas de ensino fundamental da região participam dessa nova etapa do PIBID:  Em Guarujá, a EM Doutor Gladson Jafet.  Em Santos, UME Avelino da Paz Vieira, UME Ayrton Senna da Silva, UME José Carlos de Azevedo Junior, UME Lourdes Ortiz, UME Martins Fontes, e UME Professor Florestan Fernandes. Em São Vicente, a EMEF Lions Clube, EMEF Matteo Bei, e EMEIEF Sebastião Ribeiro da Silva, além de uma unidade de ensino médio, a EE Professora Yolanda Comte. Os estudantes da UNISANTOS  estão divididos em quatro subprojetos, que são: Pedagogia, Língua Portuguesa, História e Multidisciplinar (Música e Filosofia).

Célia de Souza
Ana Oliveira

NOVIDADE – Em Guarujá e em São Vicente, está é a primeira vez que estudantes bolsistas do PIBID desenvolverão atividades. Para a chefe dos Anos Iniciais da Secretária de Educação de São Vicente, Ana Cristina Oliveira, a introdução do PIBID proporciona inúmeros benefícios. “Sou uma entusiasta desse projeto, pois contribui para a formação inicial desses alunos, traz um folego novo para o professor, com novas metodologias, novas visões, e reverbera na qualidade de ensino para as crianças”, analisou.

Com o mesmo entusiasmo, a diretora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Guarujá, Célia Gonçalves Silva de Souza, valoriza o início do projeto em Guarujá. “Escolhemos uma escola piloto, que já está voltada para o campo da música, e acreditamos que as crianças poderão aproveitar muito. Esperamos que, em breve, possamos evoluir e ampliar para outras unidades da rede”, comentou.

Gabriel de Brito

OPORTUNIDADE – Formado em Música pela UNISANTOS e atualmente no 2º semestre do curso de História, Gabriel Ramacciotti de Brito contou que participará pela segunda vez do PIBID. Ele disse que a experiência representa um grande diferencial na formação. “O PIBID contribui muito, pois posteriormente você entra em uma sala, seja em um estágio ou contratado, preparado. Você já tem os métodos e a experiência de toda uma prática”.

Estudante do 4º semestre de Filosofia, Allanys da Cruz Godke também valoriza a “experiência professor/estudante” que o PIBID proporciona. Para ela, essa oportunidade contribui muito para a construção de um futuro profissional de sucesso. “É um diferencial para o currículo, pois já temos experiência do dia a dia que complementa o conhecimento visto no curso”, concluiu.

HISTÓRIA –  A UNISANTOS foi a única na região, em 2012, selecionada para o PIBID. Com o projeto aprovado integralmente, no mês de agosto daquele ano, os primeiros 129 alunos dos cursos de Licenciatura foram selecionados e deram início às atividades nas escolas municipais Florestan Fernandes, Mário de Almeida Alcântara, Martins Fontes e Vinte e Oito de Fevereiro, em Santos.

O trabalho da UNISANTOS na formação de professores, há mais de 60 anos, foi fundamental para a aprovação. Na época, uma equipe foi formada para essa concepção, com a participação dos professores Roseane Marques da Graça Lopes, Fábio Cardoso Maimone, Aparecida Maria Meneguim, Cléber Ferrão Correa e Rosangela Ballego Campanhã.

REFERÊNCIA NACIONAL – Em 2015, a estudante do curso de Música, Ana Paula Sarabando, apresentou o seu projeto de Iniciação Científica sobre o PIBID em encontro nacional da área.