Bolsa de Iniciação à Docência contempla 129 alunos dos cursos de Licenciatura

Com o projeto aprovado integralmente, a UNISANTOS integra um seleto grupo de instituições selecionadas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Capes/MEC. Única da região, a Universidade dará oportunidade para 129 alunos dos cursos de Licenciatura vivenciarem a realidade de escolas públicas da região, com bolsas de estudos do programa. Os investimentos destinados por conta da parceria chegam a R$1 milhão.

Docentes da UNISANTOS e professores supervisores das escolas onde os alunos vão estagiar também são contemplados com bolsas. Para o programa estão selecionados alunos dos cursos de Biologia, Filosofia, História, Letras, Matemática e Pedagogia. A partir deste mês, eles irão dedicar 30 horas mensais em diferentes atividades, nas escolas municipais Florestan Fernandes, Mário de Almeida Alcântara, Martins Fontes e Vinte e Oito de Fevereiro.

O trabalho na formação de professores, há mais de 50 anos, foi fundamental para a aprovação do projeto. Uma equipe foi formada para essa concepção, com a participação dos professores Roseane Marques da Graça Lopes, Fábio Maimone, Aparecida Maria Meneguim, Cléber Ferrão Correa e Rosangela Ballego Campanha.

Segundo o professor Fábio Maimone, diretor do Centro de Ciências Exatas, Artes e Humanidades, a aprovação integral do projeto só comprova a experiência da Universidade e ressalta o seu compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão. Ele destaca, ainda, que a ação reforça a concepção pedagógica na UNISANTOS. “A prática docente também é uma reflexão sobre a teoria”.

Encontro – A primeira reunião do grupo aconteceu no último dia 11, no Campus Dom Idílio José Soares. Alunos, docentes da UNISANTOS responsáveis pelos projetos e professores supervisores das escolas conheceram um pouco mais sobre o programa, depois de acolhidos pela equipe responsável da instituição. “Quem ganha com o PIBID é o Brasil, são os professores das escolas envolvidas, são os nossos alunos e a Universidade”, disse o professor Fábio Maimone.

Diretora da Escola Mário de Almeida Alcântara, Ivone Barros Dantas disse que sonhou muito com esse dia. “Pensei que fosse me aposentar sem ver um projeto como este”, contou emocionada a professora que atua há 27 anos no magistério e agora está como dirigente de ensino. Segundo ela, todos vão ganhar, escola, professor e aluno. “Esse convênio com a UNISANTOS é um passo enorme para melhorar o nosso trabalho”.

Selecionada para participar do projeto, Ana Vitória Greghi, do 4&ordm, semestre de Pedagogia, disse que o PIBID é muito importante para quem ainda não teve iniciação à docência e que esta é uma forma de contribuir para o desenvolvimento do País. “Fiquei muito feliz por esta conquista. Acompanhei de perto o trabalho dos nossos professores e vi o quanto se dedicaram para que pudéssemos ter esse diferencial na formação”.

Vinícius Alexandre Ribeiro Scarpin, do 6&ordm, semestre de Filosofia, acredita que a experiência será importante para desenvolver novas práticas. Em relação a sua área, disse que a Filosofia na escola é importante para que as pessoas pensem melhor, desenvolvam o senso crítico e reflitam mais. Diego Oliveira Turato, do 6&ordm, semestre do curso de História, ressaltou a relevância do programa para a sua formação, considerando que esta é a oportunidade para crescer e não chegar sem experiência em sala de aula.