Biólogo formado na UNISANTOS gerencia projetos na Petrobras

Formado em 2007 pelo curso de Ciências Biológicas da UNISANTOS, R&ocirc,mulo Cardoso é mais um exemplo de ex-aluno em destaque no mercado de trabalho. Depois de lecionar aulas de ciências e biologia, hoje é o responsável por gerenciar os projetos de Educação Ambiental vinculados ao licenciamento ambiental de uma das maiores empresas do mundo, a Petrobras.

R&ocirc,mulo credita à UNISANTOS o seu sucesso profissional. Segundo ele, a Universidade lhe deu uma base em todas as áreas da Biologia, podendo assim atuar em todas elas. “Ao contrário de alguns cursos que dão ênfase a áreas bem específicas, o curso de Biologia da UNISANTOS é bastante abrangente, permitindo que o aluno possa atuar em diferentes áreas”.

Após se formar, R&ocirc,mulo passou a lecionar e, em paralelo, já trabalhava com um projeto de Educação Ambiental ligado na própria escola. Há dois anos na Petrobras, ele tem participação direta em projetos como o Diagnóstico Participativo do Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos, o Plano de Compensação da Atividade Pesqueira e o Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores, que tem como objetivo conscientizar e educar a população quanto aos problemas ligados ao meio ambiente.

Suas principais lembranças da UNISANTOS são os professores, as saídas de campo e as amizades, que segundo ele, são cultivadas até os dias de hoje. Para quem está iniciando no curso, R&ocirc,mulo recomenda que o aluno não perca oportunidades de estágio, mesmo que não sejam na área desejada para o futuro. “O estágio permite que você conheça mais a fundo como é a profissão do biólogo. No caso de você estagiar em uma área que não seja a da sua preferência, isso vai permitir conhecer outros campos de atuação”.