BEM-ESTAR – Doutor em psicologia clínica, docente da UNISANTOS sugere ‘equilíbrio’ para saúde mental

Atividades que proporcionam bem-estar são recomendadas

Equilibrar responsabilidades e rotina de trabalho e estudos com momentos de lazer e bem-estar.  Essa é a orientação do professor Hélio Alves, doutor em psicologia clínica e docente do curso de Psicologia e do Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas da UNISANTOS, para que as pessoas mantenham sua saúde mental diante das mudanças impostas pela pandemia de Covid-19.

 

O psicólogo explica que é normal a ansiedade, o estresse e o medo aumentarem diante do momento de incertezas, provocadas pelo desconhecimento do coronavírus, e de adaptações, oriundas da nova rotina de home office e de aulas mediadas pelos recursos digitais. Entretanto, Hélio comenta que as pessoas precisam encaixar em suas rotinas ações que proporcionem prazer e sensação de bem-estar. “Neste momento de pandemia que estamos vivendo, é importante buscar o equilíbrio para ajudar a administrar os nossos sentimentos”, explica.

 

Hélio Alves

ANSIEDADE E PÂNICO – Com larga experiência na área de psicologia clínica, o professor explica que para evitar sofrimentos psíquicos, como pânico e ansiedade, as pessoas podem recorrer a ações como a atividade física e a fé. “Esses transtornos estão presentes nesse momento que estamos passando. Por isso, as pessoas precisam saber o que podem fazer para si próprias e também onde se sentirão mais acolhidas”, argumenta.

 

O docente acrescenta que apesar da tecnologia e do grande número de notícias serem aliadas, é preciso ter cautela. “Precisamos filtrar as informações para que não tenhamos sentimentos negativos e alguns transtornos.  Uma ótima maneira de contribuir para o nosso estado mental é realizar os nossos desejos que estavam reprimidos por falta de tempo. Além disso, não podemos deixar o próximo de lado, porque esse papel de solidariedade também faz parte desse período que estamos passando”, finaliza.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!