BAIXADA PELA VIDA – Observa BS integra frente de apoio às comunidades vulneráveis da região

O grupo de pesquisa Observatório Socioespacial da Baixada Santista-Observa BS, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS, faz parte da Frente Baixada Santista pela Vida, um movimento que valoriza e defende a vida e realiza uma campanha de financiamento coletivo e de doações físicas por parte da sociedade civil, empresas e poder público.

Criada a partir da união de quatro organizações da sociedade civil da Baixada Santista, a Frente  #baixadapelavida tem como objetivo apoiar moradores de cortiços, palafitas, favelas e outros tipos de sub-habitações, além de colaborar com trabalhadores desempregados ou submetidos ao trabalho informal, e pessoas idosas.  Fundado inicialmente pela Arte no Dique, Fórum da Cidadania de Santos, Instituto Elos e Instituto Procomum, o movimento ainda conta com a participação de outras 10 organizações, incluindo o Observa BS.

OBSERVA-BS – O Observatório Socioespacial da Baixada Santista da UNISANTOS responde à necessidade de organizar informações e disponibilizá-las para os diversos fins. Tem como objetivo pesquisar e organizar informações de forma complementar as fontes já existentes. Suprir deficiências na produção, sistematização e análises de dados sobre o espaço urbano-regional da região, que possibilitem as mais diversas pesquisas e projetos de extensão de interesse da Universidade, instituições conveniadas e da sociedade civil. Coordenado pela professora doutora Mônica Antonia Viana, o grupo conta com as seguintes linhas de pesquisas: “Cidade e Região: Projeto e Planejamento Urbano Territorial” e “Habitação e Sustentabilidade”.