AULA INAUGURAL – Programa de Pós- Graduação em Direito promove aula inaugural e apresenta convênio de cooperação com a International Law Association (ILA-Brasil)

Aula inaugural foi realizada de forma remota por conta da pandemia

A aula inaugural “O Direito Internacional Comparado”, no dia 4 de março, marcou o início do semestre letivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da UNISANTOS. Realizado de forma remota, durante o evento também foi apresentado o convênio marco de cooperação, firmado entre a Universidade e International Law Association (ILA-Brasil), que tem o objetivo de desenvolver projetos de ensino, de pesquisa e de extensão na área do Direito Internacional.

Presidente da ILA Brasil, o professor doutor Aziz Tuffi Saliba ministrou a aula inaugural e ressaltou a importância do convênio. “É uma satisfação para Ila-Brasil se unir a uma das principais instituições do País. Vamos comungar esforços para promover o estudo do direito internacional”, ressaltou, lembrando da contribuição da professora doutora Liliana Lira Jubilut, docente do Programa de Pós-Graduação, para a formalização da parceria. Durante a sua apresentação, descreveu o cenário do Direito Internacional Comparado no País e destacou oportunidades de estudo para os mestrandos e doutorandos da UNISANTOS, ressaltando que a produção científica neste segmento aumentou em quantidade e qualidade no Brasil. “O aumento em quantidade e qualidade das pesquisas nessa área mostra que estamos caminhando para uma academia ainda mais forte no Direito Internacional”, disse.

Presidente da ILA-Brasil destacou a satisfação de estabelecer o convênio com a UNISANTOS

INTERNACIONALIZAÇÃO – Coordenador da Assessoria de Relações Institucionais da UNISANTOS, o professor doutor Cesar Bargo Perez fez questão de ressaltar também a colaboração da professora doutora Liliana Lyra Julibut e declarou que o termo segue o tripé da pesquisa, extensão e internacionalização que é um dos pilares da Universidade Católica de Santos.

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito, o professor doutor Alcindo Fernandes Gonçalves disse que apesar do momento delicado que o mundo passa, voltar a realizar uma aula inaugural é motivo de grande felicidade. O pesquisador também destacou que essa troca de conhecimento é extremamente importante para que o corpo docente e estudantes absorvam novas ideias que podem resultar em pesquisas. “Esse evento marca um novo momento na relação entre a UNISANTOS e a ILA-Brasil”, enfatizou.

Diretora da Faculdade de Direito, a professora doutora Renata Soares Bonavides também participou do evento.

Para conferir o evento, clique AQUI.