Artigo publicado em revista científica reúne autores de diferentes áreas

dialogo-educacional“A força da educação na integração de refugiados no Brasil: crianças russas na cidade de Santos (1958-1968)” é o título do artigo publicado na última edição da Revista Diálogo Educacional. Originado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Bárbara Higa, formada pelo curso de História, em 2015, também conta com a autoria dos professores doutores Marina Tucunduva Bittencourt Porto Vieira, dos cursos de Licenciatura, e Fabiano Lourenço de Menezes, coordenador do curso de Relações Internacionais.

O artigo teve como base o TCC intitulado “O Instituto São Vladimir e a presença russa em Santos pela voz dos imigrantes (1958-1968)”, cujo objetivo foi examinar as estratégias de educação utilizadas no Instituto São Vladimir, onde atualmente funciona o Museu de Arte Sacra de Santos,  para preservar e difundir a cultura russa e a influência que tais estratégias tiveram nas vidas das crianças que frequentaram o instituto.

A partir de pesquisa qualitativa, concluiu-se que ter passado pelo instituto deixou marcas importantes na vida das pessoas que o frequentaram e houve um processo de hibridação cultural. De acordo com a análise, ex-internos continuam frequentando festividades russas na cidade de São Paulo, onde é possível observar a presença da inter-relação de hábitos russos e brasileiros.

REVISTA – A revista é uma publicação quadrimestral destinada à área da educação. Ela é avaliada pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) como Periódico Qualis A2, quesito de classificação de produções científicas que está entre os mais elevados.