ARTE E FÉ – Estudantes de Arquitetura e Urbanismo participam da 30ª Exposição de Presépios do Santuário Santo Antônio do Valongo

Presépio inspirado na vida marinha

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo participam da tradicional exposição de presépios do Santuário Santo Antônio do Valongo, que tem como tema “De Greccio ao Valongo – 800 anos do primeiro presépio feito por São Francisco de Assis, expressão do Amor de Deus”. Inspirados na proteção de São Francisco aos animais marinhos, eles criaram um presépio com foco nos oceanos.

O presépio surgiu de uma parceria entre a UNISANTOS e o Atelier Morro do Bambu. São autores, os estudantes Alicia Bastos Gatti, Amanda Wendler Fernandes, Marcelly Medeiros Diniz Gomes, Nathália de Castro Ferraz Covas e Rafael Marques Paixão Santos, além da ceramista e proprietária do Atelier, Maria Angélica Amat Dias, e do diretor do Centro de Ciências Exatas, Arquitetura e Engenharias, e docente do curso, professor doutor Cleber Ferrão.

Conchas formam a manjedoura

CONCEPÇÃO – Tendo como referência a proteção de São Francisco aos animais marinhos, o grupo criou o presépio em um cenário marinho, com três formas onduladas (representação dos três reis magos), três formas em contornos (simbolizando José, Maria e o menino Jesus), três conchas (configurando a manjedoura), e espécies de animais marinhos (raia, tartaruga, cavalo-marinho e garça). Foram utilizadas como técnica cerâmica de alta temperatura, modelagem manual, forno elétrico e tecido de algodão pintado à mão.

TRADIÇÃO – Desde 1993, a exposição é realizada no Santuário do Valongo, com a colaboração de diversas entidades e associações, sendo que cada artista utiliza matérias diferentes como o objetivo de deixar uma mensagem relacionada ao tema.

A exposição é realizada de terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas, até o dia 2 de fevereiro.  O Santuário do Valongo fica no Largo Marquês de Monte Alegre, 13, no Valongo em Santos.

Fotos: divulgação