ANO DA FAMÍLIA – Instituto de Teologia São José de Anchieta promove café teológico sobre Amoris Laetitia

Iara Chalela, Francisco Surian e Felipe Sardinha

O Instituto de Teologia São José de Anchieta, da UNISANTOS, promoveu, no dia 27 de maio, mais uma edição do Café Teológico Pastoral. Com o tema “Amoris Laetitia, a alegria do amor em família”, a mesa redonda marcou o encerramento do Ano da Família Amoris Laetitia, iniciado em 19 de março de 2021, por iniciativa do Papa Francisco.  O evento reuniu estudantes do curso de Teologia para Leigos, sacerdotes e agentes de pastoral da Diocese de Santos.

Participaram da mesa, a coordenadora do curso de Psicologia da UNISANTOS, a professora mestre Iara Cândida Chalela Genovese, e o docente do curso de Teologia para Leigos, mestre padre Felipe Sardinha Bueno. A mediação foi realizada pelo coordenador do curso, o professor mestre Francisco Emílio Surian.

O padre Felipe Sardinha falou sobre a elaboração da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, publicada em 2016. Também apresentou alguns dos temas em destaque no documento, dentre eles o apelo que o Papa Francisco faz para uma nova mentalidade de acolhimento e aceitação, na comunidade, das famílias que estão em situações “irregulares”. Ele enfatizou que isso requer maturidade tanto do leigo quanto do presbítero para lidar com uma nova realidade.

PSICOLOGIA – Já a professora Iara Chalela abordou a importância da psicoeducação para o desenvolvimento de relações familiares saudáveis e maduras e a necessidade de uma tomada de consciência, por parte dos familiares, sobre a qualidade dessas relações. “Às vezes, sofremos e causamos sofrimentos em nossas relações porque sentimos e agimos de acordo com nossas ideias. E nossas ideias, por vezes, nos dão uma visão distorcida da realidade. Por isso, precisamos educar nossa psique para que nossas ideias esclarecidas nos levem a agir de forma a nos proporcionar uma vida satisfatória e alegre”.

Diretor do Instituto de Teologia São José de Anchieta, o padre Antonio Alberto Finotti encerrou as atividades, lembrando dos desafios pastorais que a pandemia de Covid-19 trouxe para as famílias e o papel de acolhimento, agora, com a volta das atividades presenciais às comunidades.

O Ano Família Amoris Laetitia terminará em 26 de junho de 2022, por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias em Roma.