ANIVERSÁRIO – No dia 28 de agosto, a Universidade Católica de Santos comemora 72 anos do início da sua história, com a fundação da Sociedade Visconde de São Leopoldo

Campus Dom Idílio José Soares e referência na região

Há 72 anos, a Universidade Católica de Santos iniciava a sua história. Foi no dia 28 de agosto de 1951 que, sob a liderança de Dom Idílio José Soares (terceiro bispo de Santos -1943/1966), 14 cidadãos ilustres de Santos se tornaram os fundadores da Sociedade Visconde de São Leopoldo.  Com isso, foi instalada a primeira faculdade, a de Direito, em 1953, a tradicional “Casa Amarela”.

Com o projeto de expandir o conhecimento em diferentes áreas, em 1955 foi criada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, com seus primeiros cursos de Jornalismo, Letras e Pedagogia. Em 1959, a instituição incorporou a Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais, originalmente criada por outra mantenedora. Na década 70, foram criadas as Faculdades de Arquitetura e Urbanismo, de Comunicação e de Serviço Social, e nos anos 80, as de Farmácia, Enfermagem e Engenharia.

Dom Idílio faleceu em 1966 e Dom David Picão assumiu a presidência da Sociedade Visconde de São Leopoldo. Na sua administração, o Liceu Santista foi incorporado em 1977 e a Universidade Católica de Santos reconhecida em 1986, tornando-se a primeira universidade do litoral paulista.

Dom Idílio José Soares e os fundadores

MISSÃO – Única universidade católica e comunitária, como previsto em lei, a UNISANTOS tem como missão de formar cidadãos com base nos princípios da solidariedade, da justiça e do respeito aos direitos humanos, fortalecidos pela ética cristã e com competência profissional para atuar em uma realidade sociocultural heterogênea e sujeita a frequentes mutações.

Membro da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC) e da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), a UNISANTOS entende que as atividades sociais não devem ficar restritas à atuação do Estado, destinando, assim, parte de sua receita às atividades de educação e promoção social, com bolsas de estudo, atendimento gratuito em clínicas-escola, escritórios-modelos e agências experimentais, entre outros.