ANEC – Encontro de Formação da CF 2020 desperta docentes das escolas católicas para a solidariedade

Docentes e dirigentes durante a acolhida

Com relatos de experiências voltados ao cuidado com o próximo, representantes de entidades sociais e de serviços públicos contribuíram para a reflexão sobre o significado da vida, durante o Encontro de Formação da Campanha da Fraternidade (CF 2020), no sábado (15). Com a participação de aproximadamente 150 docentes e dirigentes das escolas que integram a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC Baixada Santista, pelo quarto ano consecutivo a iniciativa estimulou o comprometimento e o fortalecimento da cultura do encontro da fraternidade.

Encontro foi realizado pelo quarto ano

Divididos em grupos, de acordo com o nível de ensino, os participantes puderam conhecer o trabalho das seguintes entidades: Fraternidade Toca de Assis, da Congregação das Irmãs Missionárias da Caridade, da Associação Promocional Irmã Maria Dolores (VIP), do Centro de Valorização da Vida (CVV), da Casa de Apoio e Solidariedade aos Pacientes de AIDS (CECASA), de lideranças indígenas, da Defensoria Pública de Santos, da Pastoral da Criança e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UNISANTOS. Elas sintetizaram o sentido da CF2020 que tem como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10, 33-34)”.

Maria Helena Lambert
Irmã Cirila

“Fazemos pequenas coisas com muito amor, assim como Santa Teresa de Calcutá. Nós vamos ao encontro das pessoas. É o que pede a Campanha da Fraternidade, por isso foi muito importante vir aqui, participar desse evento”, disse Irmã Cirila, das Missionárias da Caridade que atuam na região em auxílio aos mais necessitados. Presidente da Associação Promocional Irmã Maria Dolores, a professora Maria Helena de Almeida Lambert, ex-reitora da UNISANTOS, disse que o tema da CF 2020 é muito propício para as organizações sociais. “Nós propomos em nosso trabalho uma melhoria de vida dessa população tão sofrida. No nosso caso, trabalhamos com a educação, pois acreditamos que ela é um motor de desenvolvimento. Trabalhamos não só a parte profissional, mas também na formação integral, com curso de cidadania”, contou.

Cacique Ubiratã Gomes

O cacique Ubiratã Jorge de Souza Gomes representou a comunidade indígena.  Professor coordenador da Diretoria de Educação de São Vicente e estudante do curso de Mestrado em Educação da UNISANTOS, ele falou da importância de a sociedade saber lidar com as diferenças, sendo enriquecedor para o ambiente acadêmico a presença de indígenas, citando o exemplo da UNISANTOS que já está com a segunda turma de estudantes indígenas da região nos cursos de Licenciatura, graças ao convênio inédito com as diretorias de ensino da região, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Diocese de Santos. Ele sensibilizou os docentes sobre a realidade em algumas aldeias e destacou que “muitos são descendentes indígenas e não sabem, ou falam que não. Essa vivência vale mais que mil palavras”.

Professor Francisco Suriam sensibilizou os participantes sobre a mensagem da CF 2020

INDIFERENÇA – Responsável pelo curso de Teologia para Leigos, do Instituto São José de Anchieta da UNISANTOS, o professor mestre Francisco Emílio Suriam sensibilizou os participantes para a compreensão da mensagem da CF 2020. Ao discutir o cenário do mundo atual, ele disse que vivemos a globalização da indiferença ligada à necessidade do lucro a qualquer custo, e que a CF 2020 vem alertar que é preciso ter compaixão. “Temos que lembrar que fomos feitos e criados para essa grande aliança, para que todos tenham vida em plenitude. E essa grande aliança nos diz que temos que fazer a partilha. Temos que ter solidariedade. O objetivo geral da Campanha da Fraternidade é conscientizar. Esse é o trabalho que temos que fazer em nossas escolas, em nosso dia a dia. Temos que conscientizar à luz da palavra de Deus”, destacou.

Participando pela primeira vez do Encontro de Formação, Ricardo Cardoso, do Colégio Passionista São Gabriel, de São Vicente, disse que conheceu iniciativas importantes de diferentes segmentos. “Existem pessoas que colocam em prática a valorização da vida e a dignidade. Cada um deve levar isso para sala de aula e para as famílias”, destacou o docente   dos ensinos fundamental II e médio.

Ricardo Cardoso
Cássia Guimarães
Café da acolhida foi preparado por estudantes e docentes do curso de Gastronomia

Do Colégio Passionista Santa Maria, de Praia Grande, a professora Cássia Aparecida Andrade Guimarães, que participa do Encontro de Formação desde a sua primeira edição, disse que o evento é muito importante por conta da unidade da rede católica. “Essas atividades ajudam no início do ano, dão um norte para as nossas ações inspiradas na Campanha da Fraternidade.

ACOLHIDA – Música, performance teatral e um café da manhã, preparado por docentes e estudantes do curso de Gastronomia, pensado na acolhida, na memória afetiva da família, fizeram parte da preparação do Encontro de Formação que foi encerrado com uma Missa celebrada pelo pró-reitor de Pastoral da UNISANTOS, padre Cláudio Scherer da Silva.

ANEC BAIXADA SANTISTA – Integram as ANEC Baixada Santista as seguintes instituições: Colégio Coração de Maria (Santos), Liceu Santista (Santos), Colégio Nossa Senhora da Divina Providência (Peruíbe), Colégio Passionista Santa Maria (Praia Grande), Colégio Passionista São Gabriel (São Vicente), Colégio São José (Santos), Colégio Stella Maris (Santos), Universidade Católica de Santos, além da Pastoral da Educação da Diocese de Santos.