Alunos são premiados por pesquisas em Trabalho de Conclusão de Curso

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde da UNISANTOS premiou os alunos que desenvolveram os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) nas seguintes áreas de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Nutrição e Relações Internacionais, em cerimônia realizada no último dia 4, no auditório do Campus Dom Idílio José Soares. Para obter a classificação dos melhores trabalhos, os projetos são submetidos a avaliação externa e de uma comissão de docentes.

tcc-adm
Bárbara, professor Carlos Augusto, Daniela e Aline

ADMINISTRAÇÃO – As alunas Aline Costa de Souza, Bárbara Cristina da Fonseca João Leite e Daniela da Cruz Santos venceram na área de Administração. Orientadas pelo professor mestre Carlos Augusto Costa da Silva, elas escolheram um tema com o qual se identificam e trabalharam na pesquisa “Gestão de pessoas, atração e retenção de talentos”. “É um tema recente e que tem sido muito discutido na área de recursos humanos como principal ativo competitivo nas empresas”, explica Daniela.

tcc-contabeis
Wilma, professor Monteiro e Luíza

CIÊNCIAS CONTÁBEIS –A Conduta ética na Produção Contábil”. Esse é o título do trabalho produzido pelas alunas Luíza Galhego Silva de Jesus, Poliana Maria de Oliveira Rissardi e Wilma Motta da Conceição, sob orientação do professor mestre Antonio Alvares Monteiro. “Acho que a premiação convida o aluno a tentar se esforçar mais. É bom ser reconhecido e é um estímulo para quem quer continuar estudando”, analisa Wilma.

tcc-economia
Ana Paula, professora Karla e Júlia

CIÊNCIAS ECONÔMICAS – Ana Paula Garcia Moreira e Julya Moura Romero receberam o prêmio de melhor TCC do curso de Ciências Econômicas. Orientadas pela professora mestre Karla Andreia Berni Simionato Ayres de Freitas, as alunas desenvolveram a pesquisa “A tecnologia dentro do mercado monetário: a análise da conjuntura econômica de 2014 através da variação cambial do dólar e do bitcoin com relação ao real”.

tcc-nutricao
Vivian, Daniela, professora
Mônica e Natasha

NUTRIÇÃO – Com a pesquisa “Avaliação do estado nutricional de pacientes submetidos a tratamento quimioterápico de um hospital geral em Santos”, Daniela Pousada Azevedo, Natasha Terra Abou Chahin e Vivian Carreira Paiva Mesquita Velloso conquistaram o título de melhor TCC do curso de Nutrição. Orientadas pela professora mestre Mônica Lourenço das Neves, as alunas contam que o resultado já havia sido gratificante, mas a premiação coroou a dedicação do grupo. “O trabalho deu sentido para a nossa escolha profissional. Tudo isso resultou na nossa premiação e estamos muito felizes”, comenta Vivian.

tcc-ri
Tainan; o coordenador de RI, professor Fabiano Lourenço de Menezes, e Bernardo

RELAÇÕES INTERNACIONAIS – Três alunos de Relações Internacionais foram premiados por trabalhos distintos. Orientado pelo professor doutor Rodrigo Christofoletti, Bernardo Futuro Rodrigues Hazan foi premiado pelo trabalho “Proteção ao patrimônio cultural nacional no Brasil e na Argentina – 1938 a 1947: uma história das ideias em sua relação com o discurso dos bens protegidos”.

Giovanna Romiti de Oliveira realizou a pesquisa “Estados-falidos: Facilitadores do terrorismo internacional”, sob supervisão do professor doutor Olavo de Oliveira Bittencourt Neto. Já Tainan Henrique Siqueira trabalhou no projeto “Bloco no poder e política externa durante a ditadura militar”, orientado pelo professor mestre Caio Martins Bugiato. “É gratificante ser reconhecido pela academia. Acho que esse valor que dão pra gente é muito bom e faz a gente pesquisar mais no futuro, adquirir mais conhecimento”, conclui Tainan.