Alunos dos cursos de Engenharia disputam competição de pontes de macarrão

Construir uma ponte de macarrão para suportar o maior peso possível. Esse foi o objetivo de 125 alunos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Petróleo e Engenharia Ambiental, que participaram da quinta edição da competição de pontes de macarrão, no dia 24 de novembro, no Campus Dom Idílio José Soares. A conquista ficou com o grupo formado pelos alunos Alessandra Costa de Medeiros, Camila Santana Amâncio, Edgard Ramos Bernardino, do curso de Engenharia Ambiental, e Ivan Iris Tonatto, de Engenharia de Produção. A ponte suportou 97 quilos e 22 gramas.
Os alunos do 4&ordm, semestre apresentaram 25 pontes, cada uma construída com o peso máximo de 1.300 gramas. Elas tinham que ter 1 metro, considerando um vão livre, ser constituídas por massa do tipo espaguete, com resina e cola do tipo massa, bloco de apoio em tubo PVC para água fria e barra de aço para aplicação da carga. A competição estimula que os alunos coloquem em prática os conhecimentos básicos adquiridos na disciplina Mecânica dos Sólidos.

Com o objetivo de testar cálculos para a capacidade de suporte de carga máxima, a competição tem início com uma carga de 2 quilos, que depois de suportada, a cada 5 segundos são somadas novas cargas. Segundo o coordenador de Engenharia Civil, professor Carlos Eduardo Mendes Gouveia, responsável pela disciplina Mecânica dos Sólidos, a competição põe em prática o conhecimento teórico e contribui para o trabalho em grupo.

Como parte da atividade, os alunos doaram pacotes macarrão que serão entregues a uma entidade social.