Alunos do Ensino Médio participam do Programa de Iniciação Científica

300x200xcapa-iniciacao-cientifica.jpg.pagespeed.ic.M9mV9Ypdhj
Terceira turma de alunos contemplados pelo Programa de Iniciação Científica

Mais 25 alunos iniciaram no Programa de Iniciação Científica do Ensino Médio. Ao todo, serão desenvolvidos 14 projetos nas áreas da Administração, Farmácia, Jornalismo, Relações Internacionais, Direito Internacional, Matemática, Biologia, História e Tradução. Esta é terceira turma de jovens contemplados com bolsas do CNPq e do Programa de Iniciação Científica da UNISANTOS.

No dia 1 de abril, eles foram recepcionados pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) e conheceram a infraestrutura laboratorial do Campus Dom Idílio José Soares. Esta é a terceira turma de jovens contemplados, cujo objetivo é despertar e incentivar a vocação científica. Desta vez, desenvolverão projetos alunos do Liceu Santista, Escola Estadual Primo Ferreira e Escola Estadual Marquês de São Vicente.

Do 2º ano do Ensino Médio do Primo Ferreira, Luiz Henrique Apolinário da Silva irá desenvolver projeto relacionado à preservação do Monumento Nacional das Ruínas do Engenho São Jorge dos Erasmos. Seu objetivo é conhecer a história do local que conheceu quando era criança. “Gosto de estudar. Minha expectativa é muito grande”. Mariana da Silva Thomaz está no 2º ano do Ensino Médio do Liceu Santista. Para ela, participar de um projeto de pesquisa é uma motivação. “Acho que vai fazer muita diferença para o meu aprendizado”, conta.

“Esse é o caminho que quero trilhar. Gosto muito de ler e escrever. Esta é a melhor maneira de entrar em uma universidade”. Assim, Thais Trudes dos Santos, do 2º ano do Ensino Médio da escola Marquês de São Vicente, resume sua alegria em ser contemplada pelo programa. Ela acredita que o resultado é fruto de sua dedicação.

Programa – O Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio teve início no segundo semestre de 2012. Mais de 50 alunos já foram beneficiados e apresentaram os resultados dos seus projetos a professores e pesquisadores da UNISANTOS. Para a diretora do Ipeci, professora doutora Adriana Florentino de Souza, despertar o interesse pela ciência já no ensino médio estimula e facilita o processo de pesquisa na graduação. “O aluno tem a oportunidade de desenvolver  um projeto dentro de uma área específica do conhecimento e ainda vivenciar o ambiente  acadêmico, tendo à disposição toda a infraestrutura laboratorial da UNISANTOS”, conta.