Alunos do Ensino Médio apresentam resultados de projetos de Iniciação Científica

A primeira turma do Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio esteve reunida, no dia 14 de dezembro, no Campus Dom Idílio José Soares, para a apresentação dos resultados das pesquisas para os colegas, professores e familiares. Orientados por docentes da UNISANTOS, 23 estudantes dos 2&ordm, e 3&ordm, anos do ensino médio, da Escola Estadual Visconde de São Leopoldo e do Liceu Santista, foram contemplados com bolsas do CNPq e do Programa de Iniciação Científica da UNISANTOS. Os projetos tiveram início no mês de agosto.

Os estudantes Carlos Eduardo de Paiva Vallim, Natasha Cordeiro Felix e Carlos Roberto Gonçalves Santos apresentaram os resultados do projeto “Amigo é para sempre: Investigação-ação contra o Bullying”, orientado pela professora mestre Dalva Mendes Fernandes. Segundo Carlos Roberto, o projeto ajuda o jovem a entender melhor o funcionamento e os problemas da sociedade. A mãe de Carlos Roberto, Maria Zuleide Gonçalves, esteve presente na apresentação e descreveu o projeto como um importante incentivo. “Ele tem mais vontade de estudar e conhecer”, comentou.

“Extração de DNA de tecido vegetal” foi o projeto realizado pelo aluno Dennis Simões de Figueiredo, sob orientação da professora doutora Adriana Florentino de Souza Leoni. Ele ressaltou a importância da pesquisa, por ser a primeira experiência  com o que pode ser sua futura atividade profissional. Já para Eliana Simões de Oliveira, mãe de Dennis, o mais interessante dessa experiência é a oportunidade dos jovens terem o primeiro contato com a universidade.

Mariana Nogueira Rodrigues e Yan Podkorytoff Ike Chicarro mostraram os resultados do trabalho intitulado  “Construção e teste de carga de uma ponte de macarrão treliçada”, desenvolvido com a orientação do professor Antonio Tadeu Frutuoso Amado. Ela classificou o projeto como um diferencial no currículo. “É uma oportunidade muito boa que estamos tendo”. Para Belmiro José Falco Rodrigues, pai de Mariana, o projeto desperta nos alunos a convivência com um trabalho de pesquisa mais elaborado.

Lia Ribeiro e Mariana Tomson de Abreu desenvolveram o projeto “Folha: Quem é você?”, orientado pela professora doutora Rosângela Ballego Campanhã. Mariana acha interessante o contato dos alunos mais jovens com o universitário e com a pesquisa. “É uma experiência que a gente não tem no ensino médio”, disse.

Inscrições Abertas –
Estão abertas as inscrições para a segunda turma do Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio. As bolsas são destinadas a alunos da Escola Estadual Prof. Primo Ferreira e Liceu Santista, conforme indicação do CNPq. Os interessados, que devem estar no 2&ordm, ou 3&ordm, ano do Ensino Médio, poderão se inscrever, até o dia 4 de fevereiro de 2013, na própria escola ou na Secretaria do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IPECI), no Campus Dom Idílio José Soares (Avenida Conselheiro Nébias, 300), de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.