Alunos do curso de Farmácia criam produtos inovadores para o mercado

farmácia
Exposição dos produtos aconteceu no hall de entrada do Campus Dom Idílio

Melhorar a qualidade de vida, oferecer produtos diferenciados no mercado e inovar na composição de novos medicamentos. Estas foram algumas das preocupações dos alunos do 10º semestre do curso de Farmácia, durante a criação de produtos (cosméticos e medicamentos). Nesta quarta-feira (13), eles apresentaram os resultados dos seus estudos e garantiram que o mercado só tem a ganhar com as suas criações.

Um enxaguante bucal batizado de Eugesept, que tem como componente ativo da fórmula o eugenol, obtido do óleo do cravo. Elaborado pelos alunos Aline Silva Guarterolli, Amanda Adurens Garcia, Amora Fernanda Oliveira Santos, Carla Cristina   da Silva Rolo e Dilma Soares Nascimento, o produto é inovador na ação antisséptica e anti-inflamatória. Na mesma linha de produto, surgiu o Propfresh, um gel dental que possui como ativo a própolis, com ação anti-inflamatória e cicatrizante, além de ser um antisséptico. A ideia surgiu por conta do TCC de três componentes do grupo, formado pelos seguintes alunos: Amanda Leviny dos Santos, Cíntia Maria dos Santos, Marcella Caetano Câmara, Saulo Manoel da Silva e Suelen Caroline da Silva.

Em busca de melhorar a qualidade de vida de quem sofre com doenças crônicas e severas, dois grupos criaram composições na forma de supositórios. Letícia Alves da Silva buscou uma alternativa para quem sofre de fibromialgia. “O AlivinSupos promete melhorar a vida de quem sofre, porque sentir dor é um lado escuro da vida”, disse. Para controle náusea e vômito dos que passam pela quimioterapia ou radioterapia. A facilidade é que pode ser administrado com meia hora de antecedência das sessões, pois o Nautrona tem uma ótima absorção, segundo informaram os componentes do grupo, Vanessa Moreira Cunha, Moyra Cristina Guerra Ferreira, Luiza Gomes de Campos Nascimento e Juliana Cordeiro Ferreira.

Ao pensar em agilidade, economia e segurança aos profissionais da área, foi criado o Pharma Base Suspensão CMC, pelos alunos Camila Cristine Schule, Lídia Cabral de Oliveira, Murilo Médici Andrade Batista e Patrícia Evangelista dos Santos. Veículo base pré-preparado para manipulação de suspensões, torna o preparo mais simples e ágil, sendo apenas necessário a adição do aroma indicado pela prescrição.

Inédito no Brasil, o Maroc, hidratante para o corpo e mãos, com óleo de Argan, foi criado pelos alunos Alexandre Young Huber, Jaqueline dos Santos, Jéssica Mendes Muniz e Tereza Maria Cassuru. Voltado para quem tem a pelo ressecada, tem essência de chá branco e lavanda, sendo que o seu óleo foi extraído na própria Universidade, na Casa de Vegetação do curso de Farmácia.

Os produtos foram desenvolvidos como projeto da disciplina Farmacotécnica Industrial. Toda manipulação e testes são realizados nos laboratórios da Universidade, sob a supervisão dos professores responsáveis.