Alunos de Relações Internacionais participam de simulação da ONU

Os alunos do 2&ordm, semestre de Relações Internacionais, Ana Carolina Barbosa de Souza, Andressa Kelly da Silva Santos, Arthur Veiga de Andrade, Luiz Guilherme Valente Dias dos Reis e Vitor Alberto Souza Claudino, participaram, entre os dias 11 e 14 de outubro, da 11&ordf, Edição da Simulação da Organização das Nações Unidas (SiONU), realizada no Rio de Janeiro.
Representando diferentes países em diversos comitês, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e vivenciar o ambiente de debates e o funcionamento dos comitês internacionais. O julgamento da Corte Internacional da disputa marítima entre Chile e Peru, pela demarcação das fronteiras marítimas e o julgamento da imunidade jurisdicional do Estado alemão, no conflito Alemanha X Itália, onde os tribunais italianos vem condenando o Estado alemão a pagar indenizações às vítimas da ocupação nazista, foram algumas das simulações desenvolvidas.

“Foi uma experiência muito lucrativa, por ter aprendido tanto sobre política externa, ter conhecido pessoas diferentes com ideologias distintas e debatido muito positivamente sobre o que se passa em nosso mundo”, destaca Luiz Guilherme Valente Dias dos Reis. A aluna Ana Carolina Barbosa de Souza também destaca a vivência como um grande diferencial. “Foi uma experiência única e acredito que todos os alunos deveriam ter essa oportunidade”, descreve.