Alunos de Iniciação Científica apresentam pesquisa no Conic 2014

icem-matematica
Alunos pesquisadores
no laboratório do IPECI

“O experimento de Galileu para o princípio da equivalência fraco e a determinação do coeficiente eötvös”. Este é o título do trabalho de Iniciação Científica, desenvolvido pelos alunos Júlio Cesar de Souza Silva, da Escola Estadual Marquês de São Vicente; Luis Henrique Apolinário da Silva, da Escola Estadual Primo Ferreira; e do aluno do 2º semestre de Matemática, David Ponce Silva.  Ele foi aprovado e será apresentado no 14º Congresso nacional de Iniciação Científica – Conic-Semesp, que acontece nos próximos dias 28 e 29, na Universidade Cidade de S. Paulo, em São Paulo.

Desenvolvido no Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), sob a orientação do professor Antonio Tadeu Frutuoso Amado, o trabalho consiste em verificar a razão entre massa inercial e a massa gravitacional, envolvendo um dos chamados testes experimentais clássicos da Teoria da Relatividade Geral de Einstein, conhecido como Experimento de Galileu para o Princípio da Equivalência Fraco, que é o pilar fundamental da ideia do espaço-tempo curvo.

Para os alunos do Ensino Médio o desenvolvimento da pesquisa representou um aprofundamento no aprendizado. Estudantes do 2º ano, eles disseram que além de proporcionar novos conhecimentos o projeto é um estímulo aos estudos. “O conteúdo visto na pesquisa é muito mais avançado do que vimos na escola, por isso acaba sendo um complemento importante”, comenta Júlio Cesar. “O contato com a ciência é um estímulo para buscarmos mais conhecimento”, completa Luis Henrique.

Já David Silva, que cursa o 2º semestre de Matemática e ingressou na pesquisa por meio do programa Caça Talentos, ressalta que o projeto proporciona uma aproximação do universitário com o universo científico. “A Iniciação Científica apresenta como são construídos e obtidos resultados para a formulação de um projeto científico. É muito produtivo”, explica.

Iniciação Científica – Por meio do Ipeci, a UNISANTOS desenvolve programas de Iniciação Científica voltados para alunos dos cursos de Graduação e estudantes do Ensino Médio, com bolsas da instituição e do CNPq.

Caça Talentos – O Caça Talentos busca estimular o aluno para integrar os programas de iniciação científica e para seguir nos estudos em nível de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). A vivência nos laboratórios do Ipeci, a orientação dos pesquisadores e o próprio trabalho de pesquisa proporcionam novas possibilidades de estudos e futuro profissional.