Alunos do curso de Farmácia retornam de intercâmbio na Austrália e Hungria

Alunos-Farmacia
Guilherme e Kaylani
realizaram um ano de intercâmbio

Dois alunos do curso de Farmácia da UNISANTOS retornaram à Universidade após o período de um ano estudando no exterior, por meio do programa Ciência Sem Fronteiras. Kaylani Angerami Ramos de Almeida e Guilherme Siqueira Ferreira Ferro, que realizaram intercâmbio na Austrália e Hungria, respectivamente, contam que a experiência foi extremamente positiva.

Atualmente no 5º semestre, Kaylani explica que escolheu a Queensland University of Technology, que fica na cidade de Brisbane, na Austrália, por já conhecer o país, o que facilitou a adaptação, e pelo fato da universidade ser bastante focada em tecnologia. Ela conta que a vivência foi válida tanto pelo aspecto de formação profissional como pelo amadurecimento pessoal.

“Foi muito importante, não só para a profissão, mas também pelo autoconhecimento, além de ser um muito a mais no currículo. Se a universidade oferece está possibilidade, todos devem aproveitar, sem ter medo da língua, pois você aprende muito rápido”, comenta Kaylani.

farmacia-Kaylani
Kaylani valoriza conhecimento
de outras culturas

Para Guilherme, aluno do 7º semestre, a escolha da Universidade de Debrecen, na Hungria, deveu-se a uma opção particular. “Queria sair um pouco da zona de conforto, dos lugares mais escolhidos”, explica. Ele diz que pesquisou sobre algumas universidades antes de definir qual seria sua opção, e a escolha foi motivada pela tradição e pela grade curricular da instituição.

farmacia-guilherme
Guilherme optou por
universidade na Hungria

Apesar das dificuldades com o idioma, que motivaram Guilherme a estudar húngaro para poder se comunicar com tranquilidade fora do ambiente universitário, ele conta que a experiência superou suas expectativas. “Foi uma oportunidade única, realmente. Não me arrependo de ter escolhido a Hungria e acredito que os conhecimentos que eu obtive lá farão diferença no futuro”, define.

Ciência sem Fronteiras – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico selecionaram a UNISANTOS para participar do Programa Ciência sem Fronteiras. Com isso, os alunos dos cursos de Graduação, envolvidos em iniciação científica, têm a possibilidade de aprimorar o conhecimento e desenvolver projetos em instituições de ensino no exterior, com bolsas que incluem mensalidades, passagens aéreas de ida e volta, auxílio moradia e seguro saúde.