Alunos de diferentes cursos desenvolvem projeto de auxílio à população do Haiti

A distância entre Porto Príncipe, capital do Haiti, e Santos não foi suficiente para desanimar os alunos que estavam no 2&ordm, semestre dos cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Ciências Econ&ocirc,micas, Direito e Farmácia, no final de 2011. Estimulados por um trabalho desenvolvido na disciplina Problemas do Homem Contemporâneo, ministrada pelo professor mestre Ricardo Costa Galvanese, os alunos arrecadaram dezenas de caixas e sacolas  de roupas, calçados, água, alimentos não perecíveis e produtos de higiene para ajudar as vítimas do terremoto ocorrido em janeiro de 2010.

Para transportar o material, no dia 22 de dezembro, foram necessários três caminhões F350. O encaminhamento das doações contou com o apoio da Missão Belém, uma associação que desenvolve projetos assistenciais por todo o mundo. A aluna do curso de Direito, Cintia Santos de Souza, uma das coordenadoras do Projeto Haiti, contou que a primeira etapa foi realizada no 1&ordm, semestre do ano letivo, quando os grupos pesquisaram o que poderia contribuir para a melhora da situação de vida da população local. Já no 2&ordm, semestre, os estudantes definiram o projeto de execução e iniciaram a arrecadação.

“O trabalho despertou o espírito de solidariedade a ponto de envolver até a comunidade. Os alunos envolveram familiares, amigos e até comerciantes”, explicou Cintia. Além disso, ela afirmou que o projeto aproximou os alunos, pois todos trabalharam de forma integrada e passaram a se conhecer melhor.

Estudante de Arquitetura e Urbanismo, Larissa de Sousa Varaschin classificou o resultado como além do esperado. “Pensávamos que seria difícil, mas agora estamos vendo o projeto se concretizando”, comentou Larissa ao ver o caminhão sendo carregado.

Para o professor Galvanese o resultado do projeto foi extremamente positivo, pois além de arrecadar grande quantidade de material o trabalho despertou a consciência social em todos os envolvidos. “Os alunos revelaram a intenção de continuar desenvolvendo projetos desse tipo anualmente. Isso é o mais positivo”, destacou.

O projeto contou com a coordenação dos alunos Leonor Bressane, Cintia Santos de Souza, Lenice Bispo dos Santos, Jorge de Jesus Pereira, Larissa de Sousa Varaschin, Luciana Cristina da Conceição Lima e Carlos Alberto Simões, além da participação dos demais alunos.