Alunos de Biologia e Farmácia participam de Congresso Latino-americano

Os professores Katia Maria Gomes Machado, Maria Cecília Bianchi Soares e Sérgio Olavo Pinto da Costa, juntamente com sete alunos, tiveram trabalhos de Iniciação Científica, desenvolvidos no Instituto de Pesquisa Científica e Tecnológica (IPECI) da UNISANTOS, aprovados para participação do XXI Congresso Latino-americano de Microbiologia, que será realizado entre os dias 28 de outubro e 1 de novembro, no Mendes Convention Center (Avenida General Francisco Glicério, 206), em Santos.

A aluna Aline Saturnino Souto, do 4&ordm, semestre de Ciências Biológicas, teve dois trabalhos desenvolvidos com a professora doutora Katia Maria Gomes Machado, aprovados. São eles: Seleção de microrganismos degradadores de petroderivados e Biodegradação de petroderivados por leveduras, ambos que tratam da questão da biorremediação para descontaminação de áreas afetadas por derramamento de petróleo.

Também na área de Ciências Biológicas, a aluna do 4&ordm, semestre, Marina Santos Medeiro Batista, acompanhada da professora Katia Machado, desenvolveu a pesquisa Produção de lacase por Pleurotus ostreatus em sistema de fermentação submersa usando semente de uva como fonte de carbono, que estuda o potencial da semente de uva como única fonte de carbono para produção do sistema ligninolítico.

Ainda tendo os resíduos do processamento de uva como base da pesquisa, outro trabalho aprovado foi Sistema de cultivo para produção de lacase por Pleurotus ostreatus em fermentação semi-sólida usando resíduos do processamento da uva, desenvolvido por Bruno Lopes Soares e pela professora Katia Machado.

Farmácia – Na área de farmácia, o trabalho científico Detecção da Heteroresistência à Oxacilina e Indução da Expressão da Resistência à Penicilina em Amostras de Staphylococcus Aureus Isoladas de Universitários da Área de Saúde, desenvolvido pelas alunas do 10&ordm, semestre de Farmácia, Sabrina Lira da Silva e Fabiana de Oliveira Martins, pela professora mestre Maria Cecília Bianchi Soares e pelo professor doutor Sérgio Olavo Pinto da Costa (diretor do IPECI), também foi aprovado.

Outro trabalho de Farmácia aceito para o evento foi o Estudo da Prevalência de Staphylococcus Aureus Oxacilina Resistente (ORSA) na Microbiota de Fossas Nasaisde Universitários da Área de Saúde, desenvolvido pelas recém formadas Amanda Chesmem Gouveia Ferreira e Tábatha Raquel do Nascimento Fukuoka, acompanhadas da professora Maria Cecília e pelo professor Sérgio Olavo.