Alunos de Arquitetura participam de viagem de estudos na região serrana do Rio

Sete alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS participaram, de 1 a 4 de dezembro, de um curso de Bioarquitetura, na Fazenda Tibá – Tecnologia intuitiva e bioarquitetura, em Bom Jardim, município próximo à Nova Friburgo, na região serra do Estado do Rio de Janeiro.

Acompanhados pela professora Maria Fernanda Britto Neves, da disciplina Estudos Ambientais IV, e dos professores Augusto Muniz Campos e Paulo de Moraes, os alunos participaram da discussão de temas, como: Geobiologia, Construção de Tetos Verdes, Tecnologia em Paredes de Terra – Adobe, Super Adobe, além de aprenderem sobre o Cascaje, técnica de piso-laje.

O curso foi ministrado pelo arquiteto holandês Johan van Lengen, autor do livro Manual do Arquiteto Descalço. Desde 1950, ele trabalho em prol da bioconstrução e da arquitetura sustentável.

Participaram da viagem os alunos Paulo Luvizoto Sampaio, Catarina Barbosa, Amanda Moraes, Rafael Iplinsky, Helton Matias Sousa, Mayra Souza e Igor Moraes.