Alunos de Arquitetura desenvolvem projetos para seminário internacional

arquitetura
Atividades no ateliê de Arquitetura

Com o objetivo de encontrar soluções sustentáveis para as cidades, por meio do diálogo entre acadêmicos, pesquisadores, e representantes de órgãos públicos, tiveram início, na manhã de hoje, no auditório do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS, as oficinas preparatórias para o Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Urbano Sustentável, que acontece no mesmo espaço, entre os dias 11 e 13 próximos.

Tendo a participação de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, da UNISANTOS, e de alunos do curso de Ciências do Mar, da Unifesp, as atividades buscam observar aspectos da Cidade relacionados ao porto, ecossistemas, água e o espaço urbano. A ideia é que surjam propostas e projetos para um desenvolvimento urbano sustentável, que serão apresentados durante o seminário.

“As Relações existentes entre o Porto e a Cidade” foi o tema apresentado aos alunos pela  arquiteta Paola Huijding, da Volpi Urbane, ligada ao Departamento de Pesquisa  “Cidade Complexa”, da universidade técnica de Deft, na Holanda, e pelo arquiteto holandês Wolbert van Dijk.

Após a apresentação, os alunos, organizados em grupos, foram para o ateliê, afim de planejarem estudos relacionados ao tema. A ideia é que surjam projetos, por meio de maquetes, desenhos ou entrevistas com a população, sempre pensando na estrutura da Cidade em relação à água, ao espaço público, aos cidadãos e as melhorias com as quais todos possam contribuir.

A programação prossegue durante toda a semana, com atividades na UNISANTOS e na Unifesp, além de visitas monitoras em comunidades.