Alunos da UNISANTOS embarcam para intercâmbio na Espanha, México e Portugal

intercambio
Espanha, México e Portugal são os
destinos escolhidos neste semestre

Vivenciar um intercâmbio pode ser um grande diferencial no currículo. Além do conhecimento adquirido nas salas de aula das universidades estrangeiras, a experiência internacional proporciona contato com novas culturas, amadurecimento pessoal e em alguns casos o aprimoramento de um outro idioma. Buscando esse objetivo, 14 alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia de Petróleo, Psicologia, Relações Internacionais e Tradução e Interpretação da UNISANTOS embarcarão, no início de 2016, para universidades na Espanha, México e Portugal.

Visando esclarecer dúvidas e auxiliar na organização da viagem, o grupo se reuniu para participar do IV Workshop de Mobilidade Acadêmica, promovido pela Assessoria de Relações Institucionais, no dia 30 de novembro, no campus Dom Idílio José Soares. Na oportunidade os alunos assistiram apresentação do professor doutor Cesar Bargo Perez, coordenador da Assessoria de Relações Institucionais, e puderam fazer perguntas para colegas da UNISANTOS que já participaram do Programa de Mobilidade Acadêmica. Ao final do encontro, todos receberam um kit da UNISANTOS com: camiseta, moleskine, button, caneta, folder e jornal institucional.

intercambio-apresentacao
Alunos assistem apresentação
do professor Cesar Bargo Perez

IBERO-AMERICANAS – Cinco alunos foram comtemplados pelo Programa Santander Universidade Bolsas Ibero-Americanas, realizado em parceria com a UNISANTOS, e recebem bolsa para permanência no exterior por até seis meses após terem sido aprovados em processo seletivo. A Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, será o destino de Vivian Fadlon Galina (4º semestre de Psicologia) e João Vitor Salvador de Souza Moutinho (4º semestre de Direito). Já as alunas Thais Gomes Chacur (4º semestre de Direito), Jéssica Moreira de Amorim Morais (4º semestre de Relações Internacionais) e Gabriela André da Silva Santos (4º semestre de Relações Internacionais) vão para a Universidad La Salle, no México.

intercãmbio-thais
Thais Chacur

EXPECTATIVA – Aluna da Faculdade de Direito, Thais Gomes Chacur revela que já tinha ideia de participar do Programa de Mobilidade Acadêmica desde que ingressou na Universidade. O destino ela escolheu após ter sido comtemplada pelo Programa Santander Universidade Bolsas Ibero-Americanas e pesquisar na internet sobre as universidades estrangeiras. “Acho que essa experiência será sensacional, pois vou poder conhecer pessoas de todos os lugares do mundo e absorver não só o conteúdo do curso, mas também abrir a mente sobre outras culturas”, comenta.

intercambio-luiz
Luiz Felipe de Sá

Do 5º semestre de Engenharia de Petróleo, Luiz Felipe Bernardes de Sá irá para a Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). A escolha foi motivada após pesquisa e o resultado do Petrobowl, competição internacional com perguntas referentes a indústria do petróleo e gás organizada pela Society of Petroleum Engineers, na qual a instituição mexicana foi a vencedora. “Eu não conhecia nada do México, mas pesquisei e acabei gostando. É bem legal a Universidade oferecer essa possibilidade de intercâmbio”, conclui.

Informações sobre o Programa de Mobilidade Acadêmica podem ser obtidas na Assessoria de Relações Institucionais, pelo telefone 3228-1221.