Aluno de Arquitetura e Urbanismo recebe Menção Honrosa no Ópera Prima 2011

&quot,Proposta para um Centro de Artes e Mídias&quot, é o título do trabalho de conclusão de curso de Carlos Augusto Novita Faria Jacquet, do curso de Arquitetura e Urbanismo, que acaba de receber Menção Honrosa no 23&ordm, Concurso Nacional de Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Ópera Prima 2011. Sob orientação do professor José Roberto Gomes de  Soutello, o projeto concorreu com 397 inscritos, sendo que apenas 25, em todo o País, foram premiados.

Tradicional e um dos mais importantes prêmios para estudantes de Arquitetura, o Ópera Prima é um incentivo para os futuros profissionais. Entre os critério para o julgamento, estão: pertinência do tema, inserção no contexto, solução formal e coerência entre a ideia e o resultado do projeto. Na ata da comissão julgadora, ficou o registro: “Mais uma vez, ficou demonstrada a competência humanista do arquiteto e urbanista para a estruturação equilibrada do ambiente construído, o que é imprescindível à sustentabilidade planetária”.

Há um mês em um escritório de Arquitetura, em São Paulo, Carlos Augusto diz que a conquista é um sonho realizado. “Sempre tive o objetivo de conseguir esse prêmio. Divido com a Universidade esse mérito, cujo diferencial está na qualificação dos seus professores. Sempre me dediquei aos estudos, agora chegou o resultado”, ressalta.

O projeto de Carlos Augusto será publicado na Revista Projeto Design – edição de agosto, no site www.concursooperaprima.com.br/opera  e em catálogo impresso.

Projeto

Combinar educação, pesquisa, desenvolvimento e exibição em um contexto estimulante para os moradores de santos e região. Este foi o objetivo do trabalho de Carlos Augusto, consolidado por uma pesquisa sobre modelos implantados em diferentes situações e épocas. A proposta é a criação de um centro de artes e mídia no bairro da Aparecida, em Santos.

Os diversos tipos de mídias e artes, clássicas ou contemporâneas, passariam a coexistir num mesmo centro, com midiateca, museu, auditório e escola de ensino profissionalizante. Os edifícios também teriam enfoque nas novas tecnologias, visando o estímulo intelectual, na construção de espaço cultural para desenvolver a chamada “inteligência coletiva”.